Seet
Sobral – 300×100

Dez pessoas morrem no desabamento de gruta durante missa no Tocantins; outras sete ficam feridas

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgalção
Cerca de 20 pessoas teriam ficado soterradas

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de 10 pessoas no desabamento da gruta “Casa de Pedra” no município de Santa Maria, região de Pedro Afonso (TO), nesta terça-feira (01/11). Pelo menos outras sete pessoas ficaram feridas.

Três equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, além de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da saúde do município de Pedro Afonso. A Defesa Civil de Palmas também está no local. O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública auxilia no resgate.

As primeiras vítimas resgatadas foram levadas para o hospital de Pedro Afonso, para o hospital de Guaraí e para o Hospital Geral de Palmas. Os profissionais de saúde ficaram em alerta para atender os feridos.

Cerca de 50 pessoas estavam participando de uma missa na gruta no momento em que parte do local ruiu. O teto da gruta começou a desabar no momento em que os fiéis estavam rezando. Não chovia no momento do incidente.

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que, até às 16 horas, cinco vítimas deram entrada no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRP). Elas estão estáveis e recebendo atendimento adequado.

Outras duas vítimas que tiveram fratura exposta foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e para unidade privada da Capital.  A Sesau informou que o HGP continua com equipe a postos, aptas em colocar em prática o Plano para Atendimento a Múltiplas Vítimas.

O desabamento ocorreu numa gruta no município de Santa Maria. Um grupo de religiosos participava de uma celebração tradicional realizada sempre no Dia de Todos os Santos na gruta conhecida como Casa de Pedra quando parte do local ruiu.

A celebração é um evento que ocorre há mais de 50 anos na gruta, onde devotos entram para acender velas e fazer orações.

Foto: Ana Paula Gomes
Aglomeração de pessoas no local
Foto: Ana Paula Gomes
Hospital Geral de Palmas preparado para receber feridos
Foto: Ana Paula Gomes
O teto da gruta teve que ser escorado para evitar novo desabamento
Foto: Ana Paula Gomes
Vista aérea do local onde fica a gruta
Foto: Divulgação
Profissionais da saúde preparados para receber feridos no HGP
Foto: Divulgação
Celebração no ano de 2005
Foto: Divulgação
Celebração também no ano de 2005

Confira a reportagem do desabamento

Gruta desaba durante missa e vários fiéis ficam soterrados; cerca de 10 pessoas estão desaparecidas

Comentários pelo Facebook: