Seet
Sobral – 300×100

Dimas anuncia praça na Feirinha e doa área para construção de Complexo de Delegacias

Agnaldo Araujo - | - 860 views
Foto: Marcos Filho
A inauguração do galpão foi na manhã desta segunda-feira, 23

A região da Feirinha, importante e tradicional comércio popular que convive com a criminalidade provocada pelo consumo e tráfico de drogas, já ganha nova cara em Araguaína.

Na manhã desta segunda-feira (23), o prefeito Ronaldo Dimas (PR), autoridades e comunidade participaram da entrega do prédio provisório, localizado na Avenida Filadélfia, para os comerciantes da região e da demolição das construções do primeiro quarteirão onde será construída a Nova Feirinha.

Além do prédio, na segunda etapa, uma praça será construída e também será cedido espaço ao Governo do Estado para construção do complexo de delegacias regionais da Polícia Civil no local. “Foi demolido primeiro o quarteirão mais problemático. Em seguida serão demolidos mais dois, para a construção da praça e onde será cedido para o complexo de delegacias. Uma região aprazível e que dará mais segurança para a população de Araguaína”, disse Ronaldo Dimas.

Dimas ainda frisou que equipes realizarão a retirada de entulhos e limpeza do local. A licitação da empresa que executará a Nova Feirinha será publicada no Diário do Município na próxima semana. Dentre os trabalhos realizados pelas secretarias, Dimas lembrou a assistência que os dependentes químicos, que viviam no local, estão recebendo das equipes da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III).

Espaço de vendas

Com atividades de vendas de produtos alimentícios, açougues, lanches e serviços de barbearia em 34 boxes, o espaço provisório entregue funcionará das 6 às 21 horas de segunda a sexta-feira e das 6 às 15 horas nos domingos e feriados. Após seis anos, com o projeto da Nova Feirinha em andamento, o prefeito Ronaldo Dimas revitalizou o local com a participação dos comerciantes, atendendo as demandas de cada um.

Em 900 m², além dos boxes, o prédio conta com dois pavilhões e funcionam no local sala de administração, oito banheiros com acessibilidade, sala de depósito e uma cozinha. José Ribamar Souza Oliveira, comerciante há 30 anos na Feirinha, comemora o novo espaço. “Vou vender meus cereais com mais segurança. Esperei muito por esse momento, porque lá não tínhamos segurança. Desde 2004 havia muitos problemas com furtos no meu estabelecimento”, contou.

A higiene também foi destacada pelo comerciante. “Tínhamos bastante dificuldade com o mau cheiro e também com a manutenção da higiene das construções, que eram antigas. Agora não teremos mais esses problemas no novo prédio”, afirmou José Ribamar.

Demolição

Após a inauguração, acompanhado de autoridades, Ronaldo Dimas emocionado subiu na retroescavadeira e ele mesmo derrubou as paredes de construções no primeiro e principal quarteirão. “Estou muito feliz em fazer parte desse processo. Daqui um ano e meio ou dois, vamos inaugurar o espaço definitivo da Feirinha e todos os comerciantes terão muito orgulho em desenvolver suas atividades aqui”, frisou.

Estavam presentes no evento a senadora Kátia Abreu, que disponibilizou emenda para o projeto, o deputado estadual Elenil da Penha, o presidente da Câmara, Marcus Marcelo, o vice-prefeito, Fraudneis Fiomare, vereadores, representantes do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

Nova Feirinha

O Projeto Nova Feirinha foi elaborado na época em que o prefeito Ronaldo Dimas ainda era secretário das Cidades do Tocantins, tendo algumas modificações no período de 2013 a 2016, e agora está pronto para a sua execução.

O novo espaço terá 24 boxes comerciais, banheiros, elevador, praça de alimentação com nove boxes e setor administrativo. O prédio também contará com estacionamento e rampas de acessibilidade.

Após 40 anos de abandono, barracos vazios com riscos de desabamento já condenados pela Defesa Civil e prédios em ruim estado de conservação estão sendo demolidos desde junho deste ano. A Prefeitura já garantiu recursos federais de R$ 6 milhões para a realização da obra, com apoio da senadora Kátia Abreu, sendo R$ 1 milhão de contrapartida do Município.

A região da Feirinha já recebeu três estacionamentos públicos e a duplicação da Avenida Filadélfia. (Gláucia Mendes)

Comentários pelo Facebook: