Sobral – 300×100
Seet

Dimas solicita autorização de empréstimo de 54,9 milhões de dólares para saneamento

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas

A Prefeitura de Araguaína encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei que autoriza contratação de  operação de crédito internacional no valor de 54,9 milhões de dólares, através da Corporação Andina de Fomento (CAF), para implantação do Projeto de Saneamento Integrado de Araguaína.

Conforme o prefeito Ronaldo Dimas, o principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e preservar a saúde da população, com a redução de problemas como inundações e alagamento.  O projeto será apresentado aos vereadores e população nesta quarta-feira (31), a partir das 9h30, na Câmara Municipal.

A verba será utilizada em obras de acessibilidade e mobilidade urbana, além da ampliação do uso de espaços públicos de lazer, além do projeto de macrodrenagem urbana, com canais abertos e fechados, construção de lagoas de detenção, drenagem e pavimentação de alguns setores, criação de parques lineares, implantação de áreas de proteção, parque ambiental e nascentes do Neblina, visando a preservação das matas ciliares.

Com aprovação da Câmara de Vereadores, o Município contratará o empréstimo com a garantia da União, no valor de US$ 54,9 milhões. Sendo que o crédito autorizado terá a destinação especificada na Lei Orçamentaria Anual.

O prefeito explicou que os recursos são exclusivamente para financiar a Implantação do Sistema de Saneamento Integrado, compondo macro e micro drenagem dos córregos Neblina e Jacuba, incluindo: sistemas de canalização aberta e fechada dos córregos e construção de bacias de detenções.

Também serão realizadas melhorias da mobilidade urbana, através da construção de vias marginais à alguns cursos d’água, pavimentação dos setores que compõem as bacias, revitalização de corpos hídricos assoreados, implantação de unidade de conservação ambiental, implantação de parques urbanos e áreas verdes.

Conforme Ronaldo Dimas, o projeto do Plano de Macrodrenagem é completo para solucionar os problemas que foram ocasionados ao longo dos anos em Araguaína, em decorrência de diversos desastres ambientais associados às chuvas e a quantidade e intensidade de precipitação hídrica.

Foto: Marcos Filho
Os recursos são exclusivamente para financiar a Implantação do Sistema de Saneamento Integrado

Comentários pelo Facebook: