Seet
Sobral – 300×100

Distrito de Novo Horizonte recebe creche-escola padrão de excelência para 440 alunos

Agnaldo Araujo - |
Foto: Marcos Filho
Essa é a primeira creche-escola de Araguaína

A primeira creche-escola de Araguaína funcionará no Distrito de Novo Horizonte. O Centro de Educação Infantil (CEI) José Xavier funcionará juntamente com a Escola Dom Cornélio Chizzini, atendendo mais de 440 alunos da educação infantil à educação de jovens e adultos (EJA). A inauguração será na próxima segunda-feira, dia 24, às 9 horas.

“É a primeira creche-escola de Araguaína. Nós aproveitamos a estrutura de qualidade do prédio da creche e transferimos os alunos da escola que estudavam em um local alugado, dentro de uma igreja”, explicou o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.

O prédio conta com espaço e conforto, nove salas modernas e climatizadas. São 200 alunos de 1 a 5 anos atendidos na creche do berçário à pré-escola. Mais 200 alunos estudam do 1º ao 5º ano e 40 alunos da educação de jovens e adultos (EJA).

Estrutura

A creche-escola conta com salas amplas, carteiras e mesas adequadas para as crianças, refeitório, banheiros, brinquedos na área interna, almoxarifado, cozinha industrial, secretaria, sala de professores e área gramada externa.

Os critérios de construção de alto padrão classificam a creche como Tipo B, com estrutura térrea e cinco blocos distintos de acordo com a função a que se destinam. São eles: bloco administrativo, bloco de serviços, bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Os cinco blocos, juntamente com o pátio coberto são interligados por circulação coberta. Na estrutura, as crianças contam ainda com 14 banheiros adaptados com acessibilidade.

Conforme a prefeitura, o Município atende 7.230 mil crianças em 30 creches e o prefeito Ronaldo Dimas entregará, além de creches novas, a reconstrução de outras 24 unidades da educação infantil até o final de 2020.

Avanços na educação

Ainda conforme a prefeitura, em quatro anos, foram investidos mais de R$ 12,5 milhões na educação de Araguaína entre recursos federais e municipais. Foram ampliadas e reformadas 18 unidades de ensino, cinco reconstruídas e sete novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência.

Todas as salas de aula da rede municipal urbana e rural contam com salas climatizadas. (Gláucia Mendes)

Comentários pelo Facebook: