Eclipse lunar mais longo do século 21 poderá ser visto do Tocantins nesta sexta

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O eclipse poderá ser visto do Tocantins

A Terra vai presenciar o maior eclipse lunar depois de 15 anos nesta sexta-feira (27). O fenômeno acontece quando o nosso planeta se posiciona entre o sol e a lua e projeta a sombra sobre a superfície lunar.

Estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eduardo Silva Reis disse que esse eclipse será o mais longo deste século. “Aqui no Tocantins nós só conseguiremos observar a parte final do evento. A Lua vai nascer hoje por volta das 18h e já vai aparecer ocultada pela terra. Aos poucos vamos ver a superfície lunar sendo lentamente iluminada conforme a Lua sai da sombra da Terra. Até às 19h30m ela já estará totalmente iluminada,’’ afirmou o estudante.

Todos os eclipses lunares totais possuem uma coloração mais avermelhada da superfície da lua, um efeito óptico, admirado com mais intensidade por algumas pessoas.

Denilson Pereira participa de grupos de estudos nas redes sociais e explicou qual a melhor maneira de acompanhar o fenômeno.

‘‘Para observar melhor é preciso algum equipamento especial. Como a maioria das pessoas não possuem um aparelho apropriado, a dica que dou é procurar locais mais afastados da iluminação pública, como campos, fazendas, etc.”, afirmou.

O planeta Marte estará ao lado da lua durante toda a noite. Nesta sexta, ele estará na maior aproximação com a Terra desde o ano de 2003. O planeta vai aparecer mais brilhante que o normal e bem visível a olho nu.

Foto: Divulgação
Explicação de como ocorre o eclipse

Comentários pelo Facebook: