Seet
Sobral – 300×100

Eclipse solar é registrado na região norte do Tocantins e deixa moradores encantados

Redação AF - |
Foto: Dirceu Leno
Registro do eclipse feito pelo fotógrafo Dirceu Leno, em Tocantinópolis

O eclipse solar, um dos eventos mais fascinantes da natureza, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), foi visto de várias cidades das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em Tocantinópolis, município localizado na região do Bico do Papagaio, no Estado do Tocantins, vários moradores acompanharam o fenômeno. O fotógrafo Dirceu Leno registrou o eclipse.

No Norte do País, o evento celeste aconteceu bem mais tímido, em virtude da Lua encobrir parcialmente o Sol, ocorrendo na forma de um eclipse fragmentado (quando a Lua não fica completamente na frente do Sol), no meio da tarde. Cerca de 40% da nossa estrela ficou oculta.

O eclipse solar ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam e o satélite passa entre o sol e a Terra. Quando a lua cobre o sol, bloqueia os raios solares e faz uma sombra na Terra.

No Tocantins, o eclipse solar chegou ao seu ponto ideal de observação às 17h16, com cerca de 14% do sol encoberto pela sombra da lua, mas pode ser visto durante cerca de 40 minutos. A Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, montou um ponto de observação.

Foto: Dirceu Leno
Foto do eclipse da cidade de Tocantinópolis

Comentários pelo Facebook: