Eleição: Secretário, quatro vice-prefeitos, vereadores, fiscais e várias pessoas presas

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Polícia Militar atuou na segurança das eleições

O Comitê de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) divulgou o relatório final das ocorrências registradas neste domingo (3).

Conforme consta no documento, foram registradas 18 ocorrências, entre prisões, autuações por divulgação de propaganda (boca de urna) e transporte irregular de eleitores.

RELATÓRIO DAS OCORRÊNCIAS

1. Na cidade de Tupirama, pertencente a 23a Zona Eleitoral de Pedro Afonso, foi realizada a prisão de Ormando Brito Alves, por suposta prática do crime de divulgação de propaganda no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Carlos Amastha. A prisão foi realizada pelo representante do Ministério Público Eleitoral.

2. Em Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral, prisão de Adomilton Leão Costa, vereador daquela localidade. Com ele foram apreendidos materiais de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Carlos Amastha e R$ 1.000,00 (mil reais) em espécie. Testemunhas ouvidas informaram a captação ilícita de votos, segundo dados repassados a este Comitê.

3. Na cidade de Colinas, sede da 4ª Zona Eleitoral, uma mulher que aguardava na fila de um local de votação, sofreu uma convulsão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local, onde foram prestados os primeiros socorros.

4. Em Natividade, sede da 19ª Zona Eleitoral, prisão de Lucas Bonfim Pinto Cerqueira, autuado em flagrante por suposta prática do crime de transporte irregular de eleitores, sendo apreendido material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu.

5. Na cidade de Carrasco Bonito, 21ª Zona Eleitoral sediada em Augustinópolis, prisão em flagrante do Vice-prefeito Manoel Messias de Freitas, conduzindo 13 (treze) eleitores no veículo Chevrolet 810, placa OVT 6556. Conforme relatado pela Policia Civil, além do transporte irregular, há suspeita de captação irregular de voto mediante o oferecimento/entrega de R$ 50,00 (cinquenta reais) a cada um dos eleitores transportados, sendo encontrado material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu.

6. No dia 03/06/2018, também por solicitação de mesários, foi realizada a autuação em flagrante de Lourenço Oliveira da Luz, Vice-Prefeito daquela localidade, por suposta prática de divulgação de propaganda no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Vicentinho Alves. Fato ocorrido na cidade de Dois Irmãos, pertencente à 28a Zona Eleitoral de Miranorte.

7. Autuação de Domingos Borges, Vice-prefeito de Pium, pertencente a 13º Zona Eleitoral sediada em Cristalândia, por suposto transporte irregular de eleitores. Não foi apreendido material de campanha.

8. Em Miranorte, sede da 28a Zona Eleitoral, autuação em flagrante do Vereador Adriano Santiago, por suposto transporte irregular de eleitores, tendo sido apreendido material de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Vicentinho Alves.

9 – Paraíso do Tocantins – Por volta de 15h00min, autuados Daniel Dias Leão e Alessandro Silva de Carvalho, pelos artigos 347 e 296. Autores estavam em bar, ingerindo bebida alcoólica e com som alto, perturbando local de votação próximo. Após denúncia de populares, equipe da Polícia Civil realizou a averiguação e o encaminhamento à Delegacia de Polícia.

10 – No município de Arraias, sede da 22ª Zona Eleitoral, autuação em flagrante do Secretário de Infraestrutura do município de Combinado, Márcio Carlos da Silva, por supostamente estar praticando crime de captação ilegal de voto para a campanha do candidato a Governador, Vicentinho Alves. Lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

11 – Silvaneres Martins da Silva, no município de Pium, pertencente à 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia, foi autuado em flagrante por suposto transporte irregular de eleitores, tendo sido apreendidos materiais de campanha da candidatura ao cargo de Governador, de Mauro Carlesse.

12 – Em Luzinópolis, pertencente a 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, José Vieira Veras e Ernane Caena da Silva foram conduzidos à Delegacia de Polícia por descumprir ordem judicial que proibia a venda e consumo de bebidas alcoólicas. Ainda não foram apresentados à autoridade policial.

13 – Em Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral, José Henrique Alves do Nascimento, fiscal da Coligação Reconstruindo o Tocantins, foi preso por suposta prática do crime de divulgação de propaganda irregular no dia da eleição da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu. Fato ocorrido na Escola Maria dos Reis, no Bairro Taquari. Conduzido para a sede da Polícia Federal, em Palmas para fins de autuação.

14 – Aparecida do Rio Negro, pertencente à 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo, por volta das 10:30 a Representante do Ministério Público, Renata Cisi, solicitou o apoio  da PM para averiguar uma denúncia de divulgação de propaganda no dia da eleição irregular no interior da Escola Estadual Meira Matos. No local o cidadão de nome Sebastião Ribeiro Moura, foi encontrado com propaganda da campanha do candidato ao cargo de Governador, Vicentinho Alves. Foi conduzido juntamente com o material apreendido até a Delegacia local, onde foi apresentado ao delegado e feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

15 – Em Xambioá, sede da 12ª Zona Eleitoral, foi apreendido material de propaganda, mas sem conduzidos à delegacia. Por determinação do juiz eleitoral, todos os materiais espalhados foram recolhidos.

16 – Em Araguaína, sede da 1ª Zona Eleitoral, Genivaldo Ferreria da Paz, autuado pela prática do crime de desobediência por descumprimento à Portaria expedia pelo Juiz Eleitoral, que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas.

17 – No município de Natividade, sede da 19ª Zona Eleitoral, após solicitação da Juíza, Eleitoral à Delegada de Polícia, foi realizada a condução do Vice-prefeito de Natividade, Ivan da Silva Carneiro, por crime de divulgação de propaganda no dia da eleição, da candidatura ao cargo de Governador, de Kátia Abreu. Houve apreensão de material de campanha. Lavrado TCO.

18 – Em Figueirópolis, autor Rómulo Augusto Borges, presidente das seções 90/95, foi conduzido para Delegacia de Polícia após utilizar celular para fotografar no interior da seção. Fiscais de partidos que estavam no local viram e denunciaram a justiça eleitoral. Dra Keila, juíza da comarca de Figueirópolis esteve no local e determinou a detenção e condução do infrator.

Comentários pelo Facebook: