Sobral – 300×100
Seet

Empresa que comprou 20% do frigorífico Minerva estuda possibilidades de investimentos nos Estados do Matopiba

Redação AF -
Foto; Divulgação
O fundo árabe comprou 20% das ações do Frigorífico Minerva

Fundado pelo rei da Arábia Saudita, o fundo Saudi Agricultural and Liverstock Investiment (Salic), que recentemente comprou 20% das ações do frigorífico Minerva por R$ 746 milhões, fará visitas técnicas a fronteiras agrícolas brasileiras. Um dos focos do grupo é a região do Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A “expedição Matopiba” é resultado do convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Dirigido pelo monarca atual Salman Al-Saud, o grupo pretende expandir seus negócios no Brasil.

Conforme informações do jornal O Estado de São Paulo, a Salic está há alguns meses pesquisando negócios no Brasil, sobretudo, em agricultura e alimentos processados. Em abril passado, a gestora árabe firmou uma “joint venture” com a gigante agrícola de grãos Bunge para investir em agricultura no Canadá (a Bunge tem uma unidade em Pedro Afonso, no Tocantins).

“Os fundos árabes têm especial interesse em segurança alimentar. Investir em companhias de alimentos é a estratégia desses investidores, que buscam a garantia de suprimento em seus países, que têm escassez de água e terras pouco agricultáveis“, disse uma fonte ao Estadão.

Em novembro deste ano, com o fim do embargo à carne bovina aos países árabes, durante visita da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, à Arábia Saudita, a expectativa dos exportadores brasileiros de carne bovina é de que o comércio exterior se intensifique. O fim do embargo representa abertura não apenas do mercado saudita, mas de todos os países do Golfo.

VALORES

Somente a Arábia Saudita comprou, em 2014, US$ 355 milhões do produto, o que equivale a quase 100 mil toneladas. O valor representa 10% de tudo o que o Brasil exporta em carne bovina, que soma 1,1 milhão de toneladas anualmente.

Fonte: Norte Agropecuário

 

Comentários pelo Facebook: