Sobral – 300×100
Seet

Empresa usa frutos produzidos pela agricultura familiar no Tocantins para fazer cervejas

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Cerveja produzida com murici na região do Bico do Papagaio.

AF Notícias //Da Redação

No mar de cerveja que chega ao mercado a cada mês, a Experimento Beer consegue chamar a atenção pela consistência de sua proposta: fazer cervejas com frutas, especiarias e madeiras brasileiras, sempre compradas de cooperativas, geralmente ligadas à agricultura familiar. “Não queremos trabalhar, por exemplo, com uma acerola em polpa fornecida por uma empresa grande”, explica Artur Schuler, um dos idealizadores da marca.

A Experimento Beer surgiu com o objetivo de criar cervejas artesanais, que tivessem alma própria e uma boa história para contar. Fundada em agosto de 2014, a proposta da cervejaria tem foco na produção de cervejas com uma visão social e sustentável do negócio.

Frutos do Tocantins

Foto: Divulgação
Murici produzido na região do Bico do Papagaio é utilizado para produzir cerveja.

Agora, a Experimento apresentou o segundo rótulo, a Saison de Murici, com frutos produzidos no Tocantins.

Murici, fruto típico da América latina, encontrado em vários biomas brasileiros. Segundo a empresa, os frutos utilizados são provenientes do ecoextrativismo na região do Bico do Papagaio que foram fornecidos pela cooperativa COOAF-BICO, núcleo de produção atendido pela APA-TO.

A ONG atua principalmente no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da agroecologia em comunidades extrativistas e povos tradicionais que produzem frutas do bioma amazônico em Sistemas Agroflorestais no extremo norte do Tocantins.

Valorização da cultura local

A missão do projeto prevê a atuação consciente no mercado, por meio do reconhecimento do produto essencialmente artesanal e da valorização da cultura local, origem e qualidade dos ingredientes. Na prática, tudo isso se dá com o desenvolvimento de receitas e produção de cervejas utilizando, além dos ingredientes típicos da bebida, espécies nativas da biodiversidade brasileira, como frutas e especiarias, geralmente cultivadas de modo agroecológico.

Três novas cervejas em 2016

A Experimento quer lançar pelo menos mais três cervejas em 2016: uma saison com coquinho azedo (que lembra butiá) do norte de Minas, uma dubbel com caju desidratado de uma cooperativa da Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e uma russian imperial stout com pau-santo de uma cooperativa no Peru (primeira vez que vão trabalhar com um ingrediente de fora do Brasil).

O mais legal é que para além da proposta – de valorizar cooperativas e pequenos produtores e apresentar ao público cervejeiro ingredientes regionais – as cervejas são gostosas.

A Saison de Murici, por enquanto, somente está à venda no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo, pelo menos por enquanto. Para saber onde comprar a Saison acesse a página da Experimento Beer no Facebook www.facebook.com/experimentobeer.

Comentários pelo Facebook: