Sobral – 300×100
Seet

Equipe de Araguaína disputa vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica

Agnaldo Araujo -
Foto: Yasmin Miranda
A etapa estadual será disputada em Palmas

A capital do Tocantins recebe, nesta sexta-feira (19/08) e sábado (20/08), equipes de escolas públicas e privadas de todo o Tocantins que participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O Serviço Social da Indústria (SESI) participa com equipes de duas escolas na modalidade prática: a Escola SESI I, de Araguaína, e a Gold Robotics, de Gurupi. A abertura será na noite desta sexta-feira, 19, às 19h, com uma mesa redonda a fim de apresentar aos alunos os diferentes cursos superiores da área de computação. O aquecimento e competições ocorrem no sábado, de 7h às 22h30, no anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT – Bloco D).

O desafio da competição é fazer com que o robô desenvolvido pelas equipes percorra um caminho demarcado com uma fita preta com obstáculos como rampas e curvas e desempenhe tarefas pré-determinadas. A equipe vencedora da etapa estadual representa o Tocantins na fase nacional que será realizada em Recife (PE) entre os dias 9 e 12 de 2016. Estão inscritas na competição equipes de escolas de Araguaína, Dianópolis, Gurupi e Palmas.

Os alunos vêm treinando e desenvolvendo seus robôs ao longo do 1° semestre com a tecnologia LEGO ZOOM, integrando o conteúdo das aulas de robótica com a prática do torneio da OBR. Os resultados são exemplificados pelos próprios alunos. “Melhorei minhas notas e no conhecimento em geral em matemática e geografia. A robótica usa todas as matérias”, afirmou o competidor Matheus Luz, de 18 anos, da Escola Sesi de Araguaína.

Sobre as expectativas para a competição, o professor do SesiI, Ulisses Queiroz, avaliou: “É fato que queremos ter um bom resultado, mas acredito que pelo fato de termos mudado o dia a dia desses alunos e também ter proporcionado não só a eles, mas à Escola SESI esse ambiente sadio que a aula da robótica proporciona, pra mim já é motivo de satisfação”, destacou.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) utiliza da temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Atualmente, a OBR é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), que conta com o apoio do Governo Federal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros apoiadores nacionais e estaduais.

Equipes

ESCOLA SESI I – Araguaína

Professor responsável: Ulisses Queiroz

Hadriel Barbosa Pontes

Matheus Fernandes Luz

José Philipe Miranda Porto

GOLD ROBOTICS – Gurupi

Professor responsável: Weslley Nunes

Guilherme Amaral Victor

Matheus Rodrigues de Carvalho Sousa

Otávio Dantas Leal

Victor Tsuyoshi Shizaki Ozaki

Comentários pelo Facebook: