Sobral – 300×100
Seet

Especialista tira dúvidas sobre a relação entre TPM e dores na coluna vertebral

Redação AF -
Foto: Divulgação
Especialista fala sobre a relação entre TPM e dores nas costas.

Danictieli Junqueira

Estima-se que cerca de 75% das mulheres sofrem de desordem disfórica pré menstrual, chamada popularmente de TPM e estas desordens podem estar associadas a dores nas costas.

Sintomas mais comuns de Tensão Pré Menstrual

Podem ocorrer mais de 150 sintomas, destacamos os que mais ocorrem:

  • Mau humor
  • Mal estar
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Falta ou aumento de apetite
  • Choros incontroláveis
  • Intensificação de dores musculoesqueléticas
  • Cansaço
  • Cefaleia
  • Inchaço ou cãibras nas pernas
  • Obstipação Intestinal
  • Sintomas de euforia ou tristeza
  • Alteração de humor
  • Alteração de Libido e prazer sexual

 

Além de todo o incômodo que faz parte do período menstrual, muitas mulheres ainda convivem com dores lombares por outras causas como causa mecânica (hérnias de disco, protrusão discal) ou má-postura, cólicas renais, endometriose ou alterações hormonais.

Porque aumentam as Dores na Coluna durante o Período Pré- Menstrual?

Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa

O útero apresenta uma relação mecânica com o osso sacro que é o osso base para os movimentos da coluna lombar. Essa relação mecânica se dá através de um tecido chamando Lâmina sacro-reto-genito-vesico-púbica. Esse tecido liga o osso sacral, o reto, o útero, a bexiga e o pubis.

Quando o útero está em disfunção leva a uma movimentação errada de todos os órgãos relacionados a ele, inclusive o osso sacral e isso é capaz de gerar dores na região lombar, acima do bumbum.

Diante do exposto acima, sabe-se que quem tem dores lombares é uma forte candidata a sofrer de TPM vice versa, quem tem TPM pode ter dores lombares pois quando a nossa coluna está alinhada consegue proteger os nervos que mandam os sinais para o cérebro e todos os outros órgãos. Quando nossa coluna está com problemas, de alinhamento essas mensagens chegam a essas regiões de forma errada, “truncada” e o funcionamento do organismo fica comprometido. A parte da coluna que manda os nervos para os ovários fica na parte baixa, ou seja, na região lombar.

Fisioterapia Manipulativa na Prevenção e Tratamento de Coluna

Foto: Divulgação
Especialista fala sobre o tratamento

Atenção mulheres! Em caso de TPM associada a cólicas menstruais ou dores nas costas, procure imediatamente seu ginecologista ou um Fisioterapeuta que atenda Terapia Manual. Basta corrigir a postura e passar por alguns ajustes típicos da quiropraxia, osteopatia, shiatsu terapia manual ou RPG para tudo voltar a funcionar.

Para se tratar essa disfunção, o Fisioterapeuta utiliza-se de técnicas manuais suaves e manipulações para corrigir a mecânica dessa região levando ao alívio dos sintomas de forma rápida e eficiente pelo alinhamento das vertebras, discos, dissoluções de nódulos de tensão que sofreram constantes alterações anatômicas e fisiológicas ao longo da vida, devolvem a amplitude de movimento funcional normal, retirando compressões articulares, musculares e nervosas, gerando o alivio das dores na coluna e consequentemente melhora do conforto e bem estar durante o período pré-menstrual.

Importante lembrar que para manter o sucesso do tratamento há a necessidade de melhorar a qualidade de vida, melhorar a qualidade do sono, reduzir fatores de estresse e ansiedade.

Se você está em crise de dor ou recém passou por uma, entre em nossos canais de duvidas, procure-nos, Marque uma consulta e faça uma avaliação para saber realmente o que aconteceu. Ajude seu corpo a entrar novamente em equilíbrio, ganhando qualidade de vida e bem estar.”

CANAIS DE DUVIDAS:

Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Clinica-Colunas/

Instagran: clinica colunas

Wats App: (63) 984532217

Fisio Fone: (63) 992250260

CENTRAL DE AGENDAMENTOS

Agendamentos Palmas: 63`32144563

Agendamentos Araguaína: 63`34143095

E-mail: colunasclinica@gmail.com

CLÍNICA COLUNAS – A MAIOR RE DE DE CLINICAS DE FISIOTERAPIA DO TOCANTINS

UNIDADE I – Matriz – Palmas Qd. 101 Sul, Av. Teotônio Segurado, Ed. Office Center, 1 Andar, Sala: 104, Centro de Palmas – To

UNIDADE II – Filial Hospitalar – CEACOP/IOP 603 Sul, Ns 02, Lt 09, Instituto Ortopédico de Palmas

UNIDADE III – Filial Home Care Palmas –Fisioterapia Domiciliar

UNIDADE IV – Filial Araguaína Centro – Rua dos Maçons, 628 – B Centro Araguaína Tocantins

UNIDADE V – Filial Araguaína Cardiológica –  Clínica Atrio – Prédio do Centrocárdio – Rua 25 de Dezembro, 420. 2º, andar. Centro – Araguaína/TO

UNIDADE VI – Filial Home Care Araguaína – Fisioterapia Domiciliar

Comentários pelo Facebook: