Sobral – 300×100
Seet

Estudantes realizam evento para evitar quedas de idosos em Araguaína

Agnaldo Araujo -
Foto: Marcos Filho
O evento será realizado no próximo sábado no Parque Cimba

Estudantes do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Araguaína (TO), vão realizar o evento da campanha “Cair maduro é só para fruta”. O encontro será realizado no dia 04 de junho, das 15 às 19h, no Parque Cimba.

O evento tem a intenção de prevenir quedas de pessoas da terceira idade e são esperadas cerca de 100 pessoas. O evento tem o apoio da prefeitura.

Com organização da Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem (LATE), o evento contará com apresentações, atividades físicas, testes e orientações, além de oferecer lanches saudáveis. A importância do manuseio correto diante a queda de uma pessoa idosa, as condutas imediatas e os erros que não devem ser cometidos farão parte dos temas abordados.

Campanha 

A intenção da campanha é alertar o público sobre os riscos externos e internos que predispõem uma pessoa idosa a cair. Segundo a coordenadora do projeto, Ana Cláudia Vasconcelos, o evento busca mostrar as formas de prevenção e tratamento, além das consequências quando a queda do idoso não é levada a sério.

Iremos abordar fatores de risco. A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade”, alertou a coordenadora.

Segundo pesquisa feita pelo projeto, no Brasil, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. O risco desse tipo de acidente pode ultrapassar 50% entre as pessoas acima de 85 anos.

“É dentro de casa que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos. É importante que a população e profissionais da saúde estejam atualizados sobre problemas que podem surgir depois e onde cada área precisa saber como atuar”, reforçou Ana.

Evento 

Alongamento com a equipe da academia Arena, caminhada, zumba e sorteio de brindes (sapato antiderrapante, tênis esportivo, tapete antiderrapante) e a presença de fisioterapeuta e uma nutricionista para avaliar aferição de pressão arterial e teste de glicemia atual, estarão disponíveis no dia da campanha, além de aplicação de questionário aos idosos.

Serviço 

O quê? Evento para 3ª idade com o tema “Cair maduro é só para fruta”;
Quando? Dia 4 de junho, próximo sábado; das 15 às 19 horas;
Onde? Parque Cimba;
Por quê? Apresentar para o público quais são os fatores de risco da queda, quais as condutas imediatas corretas e o tratamento e consequência para o idoso. A campanha contribui para o desenvolvimento e crescimento da liga de geriatria diante a população idosa.

Comentários pelo Facebook: