Seet
Sobral – 300×100

Mais de 20 alunos completam curso técnico em Hemoterapia pela Escola Tocantinense do SUS em Araguaína

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação/Sesau
Etsus realiza formatura de 22 alunos do curso Técnico em Hemoterapia em Araguaína

A Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) de Araguaína (TO) realizou a formatura de 22 alunos do curso Técnico em Hemoterapia, na última quinta-feira (31/03). O curso contemplou alunos de quatro municípios Araguaína, Augustinópolis, Muricilândia e Xambioá.

O coordenador técnico, Fábio Castelluber, informou que o curso teve início em 2012 com dois anos e meio de duração e uma carga horária total de 1.620 horas. “O objetivo foi formar técnicos com capacidade de enfrentar situações em constante mudanças e intervir no sentido de melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços hemoterápicos em instituições de saúde, atendendo aos princípios e diretrizes do SUS”, explicou o coordenador.

O coordenador explicou ainda sobre as áreas de atuação desses profissionais. “O técnico em Hemoterapia exerce suas atividades em Hemocentros, Núcleos de Hemoterapia, Unidades de Coleta e Transfusão ou realiza orientação de clientes, coleta, processamento e análise do sangue e hemocomponentes, por exemplo,” informou, acrescentando que esses profissionais também atuam em bancos de sangue de cordão umbilical e placentário e outros tecidos biológicos.

A diretora da Etsus, Laudecy Alves do Carmo, ressaltou a importância desse tipo de formação. “É com sentimento de dever cumprido que a Etsus forma a turma do curso técnico em Hemoterapia, denominada Alcina Alves Lopes, e entrega à sociedade tocantinense esses profissionais na perspectiva de contribuir com a qualidade do processo de trabalho em Saúde no Tocantins”, disse.

Já a formanda, Késia Gomes Correia, que trabalha no Hemocentro Regional de Araguaína há onze anos, conta que participou do curso para aperfeiçoamento e que a experiência foi de extrema importância. “Não tivemos nenhum empecilho na realização do curso. Os professores sempre foram muito atenciosos e estavam sempre prontos a ajudar, além de serem completamente capacitados. Também tivemos todo apoio do Hemocentro Regional de Araguaína que nos cedeu o espaço”, destacou.

A solenidade de outorga de grau ocorreu na última quinta-feira, às 19h30, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína.

Comentários pelo Facebook: