Sobral – 300×100
Seet

Exames preventivos do câncer do colo uterino estão suspensos em Araguaína por falha do Governo

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Os exames preventivos estão suspensos após fim do contrato do laboratório com o Governo do Estado

Os exames preventivos do câncer do colo uterino (PCCU) estão suspensos temporariamente na Rede Municipal de Saúde de Araguaína (TO). A informação foi repassada pela prefeitura, na quinta-feira (23/06).

De acordo com a prefeitura, a paralisação se deu após a suspensão do atendimento pelo Laboratório Cobra e pela gerência do Controle Oncológico, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Ainda conforme a prefeitura, a orientação foi suspender a coleta de material até que a realização do exame seja normalizada, visto que a informação obtida é que o contrato celebrado entre laboratório e Estado expirou.

As coletas do exame preventivo (PCCU) são realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS), em seguida cadastradas no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN). Ao Estado, compete a execução do exame e emissão de laudos, através do laboratório prestador de serviço, que até então era o COBRA.

Comunicado

A prefeitura informou também que a não-realização dos exames, devido ao problema, já foi comunicado pela Secretaria Municipal, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 850/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Municipal de Saúde de Araguaína, Ouvidoria do Município, Câmara Municipal e Procuradoria da República.

Comentários pelo Facebook: