Seet
Sobral – 300×100

Exercício de alongamento no trabalho previne doenças e reduz momentos de tensão

Agnaldo Araujo - |
Foto: Daianni Alves
Atividades laborais no HDT em Araguaína

Parar o expediente por 10 a 15 minutos para praticar atividades laborais ajudam na promoção e prevenção da saúde do funcionário, propiciando um melhor desempenho no trabalho, conforme explica o educador físico Willian Silva. A prática desses exercícios foram inseridos na rotina dos colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizado no município de Araguaína (TO).

O profissional esclareceu que um dos principais objetivos do projeto é a prevenção a doenças ocupacionais. “Os exercícios de aquecimento, alongamento e relaxamento são para o melhoramento da circulação e oxigenação dos grupos musculares com grande stress por número de repetições. Além de proporcionar um momento de socialização e descontração, no qual libera hormônios e diminui a tensão no trabalho”, completou Willian.

Para a técnica em secretariado, Cleia Castro, as atividades fizeram diferença em seu ambiente de trabalho. “Em quase todos os sentidos, porque enquanto estamos nos divertindo também estamos cuidando um pouco de nosso bem estar. Temos um momento único de brincadeira com nossos colegas de trabalho. Eu por exemplo, me divirto com meus chefes, isso de uma forma geral é muito gratificante”, enfatizou.

A chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely, comentou que inicialmente o foco será os colaboradores com intuito de melhorar a qualidade de vida, contribuindo para um melhor desenvolvimento de suas funções. Mas ela também mencionou a intenção em estender a ação aos usuários, incluindo os acompanhantes dos pacientes, por meio do projeto “cuidando do cuidador”, idealizado pelo grupo de humanização. (Ascom – HDT)

Comentários pelo Facebook: