Crise econômica

Consumo para o Dia dos Namorados deve ter queda em relação a 2015

Por Mara Santos
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27/05/2016 14h08 - Atualizado há 5 anos
Dados da pesquisa “Expectativa de Consumo – Dia dos Namorados 2016”, realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, Araguaína e em Gurupi apontam para uma redução de 12,6% na intenção de presentear na data, no comparativo com os números do ano passado. O Dia dos Namorados é considerado a quinta maior data em importância para o comércio brasileiro, o cenário para o setor não é dos mais animadores. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril em Araguaína e Gurupi e entre os dias 2 e 4 de maio em Palmas, com um total de 1.213 entrevistados. Dentre eles, 39,1% afirmaram ter a intenção de presentar a alguém no Dia dos Namorados. Em 2015, esta média chegou a 51,7% . A Capital obteve o maior índice, com 45%, Araguaína com 37,6% e Gurupi, com 34,8%. O objetivo principal da pesquisa é orientar os empresários do setor com relação ao consumo e também revelar as principais tendências de consumo na data. Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, a queda na expectativa de consumo é resultado do conjunto de fatores que afetam a economia nacional, como o desemprego, o endividamento e o custo alto do crédito. Araguaína Em Araguaína, a intenção do presente é para o namorado (25,7%) e para a namorada (27,6%). Os itens mais citados como opção para presentear são peças de vestuário (23,3%), os itens lideram também a preferência do que os entrevistados gostariam de receber como presente (24,6%). O local preferido da compra será o comércio de rua (66,1%), a pretensão média de gasto ficou entre R$ 50,00 e R$ 100,00 (36,3%). O desconto no preço foi o item decisivo para a realização da compra (35,5%), já que 64,5% dos que têm intenção de presentear disseram que realizarão pesquisa de preço. O pagamento à vista foi a forma mais apontada pelos consumidores (52%). Para os que declararam a opção pelo parcelamento, a intenção é dividir entre 4 e 6 vezes (46,9%). A própria casa será o local de comemoração da maioria, citada por 44,1%. Entre os entrevistados em Araguaína, 38,4% afirmaram ter presenteado na data no ano passado e 40,3% disseram ter recebido presentes. Palmas e Gurupi Em Palmas, a intenção é presentear o namorado (31,5%) e a namorada (22,7%), adquirindo itens de perfumaria (22,7%), e comprando de dois a três presentes (50,3%). O local preferido da compra será o shopping (41,7%), a pretensão média de gasto ficou entre R$ 100,00 e R$ 150,00 (33,7%). A forma de pagamento mais apontada foi em dinheiro (55,2%). Os que pretendem parcelar a compra entre 4 e 6 vezes chegou a 44,3%, e a promoção foi o item mais lembrado como fator decisivo para a compra segundo 30,2%. Na Capital, o local mais apontado para comemorar a data foi em casa, somando 26%. O total de 32,6% disse que presenteou na mesma data no ano passado e 29,6% afirmaram ter sido presenteados no mesmo período.  Os que revelaram que gostariam de ganhar calçados e complementos somaram 15,9%. Por fim, 84,5% dos entrevistados que têm intenção de presentear, irão realizar pesquisa de preço.   Em Gurupi, o alvo dos presentes serão o namorado (33,1%) e a namorada (34,5%), adquirindo também peças de vestuário (31,8%), e comprando também apenas um presente (85,6%). O comércio de rua também foi o local mais apontada para a compra (96,5%), a média de gasto pretendida ficou entre R$ 100,00 e R$ 150,00 (33,8%), com pagamento também em dinheiro (69,1%). Entre os que pretendem parcelar a compra, o parcelamento mais citado foi em até 3 vezes (78,8%). E como fator decisivo, o desconto no preço foi o mais citado (44,6%). Ainda em Gurupi, em casa também foi o local de comemoração mais citado, com 66,9%. Os que presentearam na mesma data no ano passado chegou a 42% e os que afirmaram ter sido presenteados no mesmo período em 2015 ficou em 41%.  O presente ideal mais apontado também foi vestuário, com 21,8%. E os que têm intenção de presentear 55,4% disseram que farão pesquisa de preço.    

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