Seet
Sobral – 300×100

Fechamento de Vara do Trabalho vai prejudicar 220 mil habitantes no norte do TO

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Advogados de várias cidades estão mobilizados contra a proposta

A Vara Itinerante do Trabalho na Comarca de Araguatins poderá ser fechada e notícia não agradou os advogados da região do Bico do Papagaio. Neta segunda-feira (07), diversos profissionais se reuniram na sede da OAB de Araguatins para debater o tema e fechar uma mobilização contra a medida.

Advogados de Araguatins, Augustinópolis, Esperantina, Buriti, São Sebastião, Sampaio, Carrasco Bonito, Luzinópolis, São Miguel, Cachoerinha, Praia Norte, Augustinópolis, Itaguatins, Axixá, Sítio Novo e São Bento, entre outras cidades da região estão mobilizados.

Embora ainda não oficializada, o fechamento da vara já é um indicativo concreto. Neste ano, por exemplo, a Justiça do Trabalho já suspendeu todas as audiências de agosto a novembro. “A OAB-TO considera absurdo o que está ocorrendo. O país tem centenas de gastos a cortar e deixar as pessoas sem justiça não pode ser uma opção”, salientou o presidente da entidade no Estado, Walter Ohofugi.

Para a presidente da OAB Araguatins, Cristiane Aparecida de Carvalho Costa, o fim da Justiça do Trabalho no Bico do Papagaio é altamente prejudicial tanto para os reclamantes, quanto para os reclamados. “Estamos mobilizando todos os colegas, a subseção da OAB de Araguatins e a Seccional da OAB-TO para que isso não ocorra”, ressaltou.

A Vara do Trabalho mais próxima do Bico do Papagaio é em Araguaína. A cidade fica a mais de 400 quilômetros de algumas das cidades da região, o que complica a vida de todos na localidade.  Nas cidades do Bico vivem mais de 220 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE.

Comentários pelo Facebook: