Sobral – 300×100
Seet

Festa da rapadura busca valorizar cultura tradicional de comunidade Quilombola no TO

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação/Ascom
Festa da Rapadura valoriza cultura quilombola no Estado

A Comunidade Quilombola do Prata, localizada no município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, realizará a 3ª edição da Festa da Rapadura, evento que busca valorizar a cultura tradicional local. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de julho.

Com o tema “Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola”, a festa irá apresentar aos visitantes os costumes, saberes, tradições e sabores voltados para a produção artesanal da rapadura e de outros produtos locais. “É uma forma de valorizar a cultura e as tradições que estão aos poucos sendo esquecidas”, afirmou Osirene Francisca de Sousa, que é presidente da Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata.

Ao todo, 62 famílias moram na Comunidade Quilombola do Prata e vivem basicamente da agricultura familiar e da venda do artesanato em capim dourado. “O objetivo é ajudar no desenvolvimento local, promovendo a comunidade, o que ela produz, e atrair mais turistas para a região”, disse a presidente da associação, reforçando a importância do evento.

Na programação da festa está incluído o acompanhamento do processo de produção de cana, visitação aos atrativos turísticos do Jalapão, rodadas de conversa e apresentações culturais com teatro, desfile, repente e músicas. Ainda, uma feirinha será montada durante o evento para a venda de produtos locais.

A comunidade oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o turismo de base comunitária, no qual os moradores recebem, em suas casas, em acomodações preparadas, os visitantes. Ainda, o Prata possui área de camping que conta com apoio da estrutura da Associação.  Quem desejar reservar acomodações para a 3ª Festa da Rapadura pode entrar em contato com a associação pelo telefone (63) 99963-3700.

Realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata, o evento conta com diversos parceiros e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). (Ascom Seden).

Comentários pelo Facebook: