Sobral – 300×100
Seet

Gaguim diz ter boa circulação entre deputados e registra candidatura a presidente da Câmara

Redação AF -
Foto: Divulgação
Deputado federal Carlos Gaguim

O deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) foi o segundo parlamentar a se registrar como candidato a presidente da Câmara dos Deputados. Pouco antes, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) registrou sua candidatura.

O prazo de registro vai até meio-dia de terça-feira (12). A eleição começará às 13h59 do mesmo dia, segundo decisão anunciada pelos líderes partidários.

O candidato eleito substituirá o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que anunciou sua renúncia do cargo de presidente no início desta tarde.

Gaguim defende ter boa circulação entre os deputados de primeiro mandato, inclusive propondo a frente parlamentar de renovação. O tocantinense também garante ser um dos legisladores que chega mais cedo na Casa e é sempre um dos últimos a sair

A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares.

Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara.

Perfil

Carlos Henrique Gaguim, que já foi do PTB e do PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.

Comentários pelo Facebook: