Governo vai entregar 90 tratores avaliados em mais de R$ 15 milhões aos municípios

Agnaldo Araujo - - 751 views
Foto: Esequias Araujo
Tratores recebidos pelos prefeitos

Os prefeitos dos municípios de Ponte Alta do Bom Jesus e de Tupiratins assinaram, na manhã desta sexta-feira (06), o termo de sessão de uso e receberam tratores, carretas e grades, que visam implementar a produção do segmento da Agricultura Familiar em seus respectivos municípios, por meio do Programa Terra Forte.

A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é entregar 90 tratores a 87 prefeituras a tempo de promover o preparo do solo para a próxima safra. O investimento demandou mais de R$ 15 milhões, recursos oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com contrapartida do Governo do Tocantins.

O prefeito de Tupiratins, Weltman Ayres Veloso, explicou que o maquinário é importante para o incremento da produção nos assentamentos do município, alavancar a produção da agricultura familiar, melhorar a renda das famílias, e automaticamente, a economia local.

Temos um assentamento com mais de 250 famílias, onde mais de 100 serão beneficiadas diretamente com o Programa Compra Direta a partir da conquista desses equipamentos“, afirmou.

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan Milhomem, ressaltou a ajuda dos equipamentos. “Nós temos uma zona rural muito extensa, com 17 povoados, com predominância de pequenas propriedades. Esses equipamentos vão ajudar muito à implementar a Agricultura Familiar, além de ajudar muito o Programa Compra Direta”, ressaltou o gestor.

O titular da pasta do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Thiago Dourado, disse que essas entregam são importantes porque ocorrem em um momento oportuno para o preparo do solo. “Com os recursos para melhorar o solo os nossos pequenos produtores vão conseguir produzir melhor e efetivamente ter uma renda para o sustento da família”, pontuou.

Ele também explicou que a expectativa é que os demais municípios procedam à regularização da documentação para assinatura e recebimento dos equipamentos.

O programa

O programa Terra Forte visa a modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Incra, em todo o território nacional.

No Tocantins, o programa atende a 14.400 famílias de agricultores familiares. Já existem 240 tratores e máquinas trabalhando em todos os 139 municípios, e cada conjunto de equipamentos atende, em média, a 60 propriedades.

No Tocantins, o número de agricultores familiares corresponde a aproximadamente 42 mil famílias, distribuídas em 540 assentamentos da Reforma Agrária (Incra) e do Crédito Fundiário, gerando cerca de 120 mil postos de ocupação e contribuindo com 40% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Seagro/TO.

No Estado, 50% das terras destinadas às atividades agrárias (agricultura, pecuária, pastagens naturais e cultivada, e silvicultura) são ocupadas com atividades da agricultura familiar. Uma média de 18 hectares por unidade familiar, que produzem cerca de 70% dos alimentos consumidos na mesa dos tocantinenses, como a farinha de mandioca e derivados, arroz, leite, frutas, carnes (frango, suíno e bovino) e frutas.

Comentários pelo Facebook: