Sobral – 300×100
Seet

Grupo da Lava Jato terá dois procuradores da República com atuação no Tocantins

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
Os procuradores José Ricardo Teixeira Alves e Luana Vargas Macedo

Agnaldo Araujo//AF Notícias

Ao todo, dois procuradores com atuação no Tocantins compõem o novo Grupo de Trabalho da Lava Jato em Brasília. Luana Vargas Macedo e José Ricardo Teixeira Alves fazem parte da equipe da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assume o cargo nesta segunda-feira (18). José Ricardo ainda está lotado no Estado, mas deve deixar o cargo para assumir a função na Capital Federal.

Raquel Dodge assume no lugar de Rodrigo Janot e já anunciou uma série de alterações na equipe enquanto ela estiver à frente do Ministério Público Federal (MPF). Para ela, as mudanças visam dar ‘mais equilíbrio à atuação institucional, fortalecendo todas as áreas de trabalho do MPF, além de garantir maior atenção a problemas e situações que afligem a população brasileira’.

“As mudanças buscam o aprimoramento, sempre reconhecendo o êxito das gestões anteriores. Essas mudanças só têm sentido porque visamos melhorar o resultado do trabalho que entregaremos à sociedade”, disse.

Entre outros critérios, Raquel optou por aspectos como a especialização jurídica, o conhecimento dos problemas do país e a experiência profissional dos indicados e a participação profissional feminina para escolher sua equipe.

Veja quem são os dois procuradores

José Ricardo Teixeira Alves

É procurador da República desde 2012. Possui experiência em matéria penal, com destaque no combate ao trabalho escravo e à corrupção. Atualmente, está lotado na Procuradoria da República no Tocantins e, desde 2016, atua na Operação Ápia, que investiga desvios de recursos de financiamentos públicos destinados a obras de infraestrutura rodoviária.

Pelo MPF, atuou em Barreiras (BA), onde denunciou a chamada Máfia do Carvão, organização criminosa acusada de fraudes e corrupção na concessão de licenças para desmatamento na região. Também foi promotor de Justiça em Goiás.

Luana Vargas Macedo

É mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Atualmente, integra a força-tarefa Greenfield, que inclui as operações Sépsis e Cui Bono. É procuradora da República desde 2012, com atuação nos Estados do Tocantins e no Pará. Entre 2012 e 2015, integrou os grupos de trabalho Justiça de Transição e Regularização Fundiária.

Possui experiência em ofícios de controle externo da atividade policial. Antes de ingressar no MPF foi procuradora da Fazenda Nacional por seis anos, período em que integrou a Coordenação de Assuntos Tributários, além de representar a Fazenda Nacional junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

Leia mais…

Procuradora da República que já atuou no Tocantins vai compor grupo da Lava Jato

Comentários pelo Facebook: