Seet
Sobral – 300×100

HDT de Araguaína recebe novos equipamentos e capacita 90 profissionais

Agnaldo Araujo - |
Foto: Arquivo/HDT
Capacitação dos profissionais

Novo sistema de infusão automatizada é implantado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) em Araguaína (TO), após aquisição de 35 novas bombas, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado e a segurança dos usuários atendidos, por meio do controle mais preciso das medicações. Para o manuseio correto dos aparelhos, de terça (30/08) à sexta-feira (02/09), foi realizada a capacitação de 90 multiprofissionais das áreas médica, enfermagem, nutrição, fisioterapia e gestores.

A instrutora do curso, Renata Mafra, consultora da empresa responsável pelos equipamentos novos, avaliou a ação como bastante positiva. “Para o hospital é um ganho em tecnologia e ao paciente para o quesito segurança. Acredito que alcançamos os objetivos propostos, houve uma participação efetiva dos profissionais, e após teoria, tivemos o laboratório de aplicabilidade, ou seja, um acompanhamento prático do procedimento da utilização das bombas de infusão automatizadas para verificar se houve retenção do conhecimento”, pontuou.

De acordo com o enfermeiro João Olímpio Fernandes Júnior que participou do curso, a equipe treinada e comprometida tende a trazer melhores resultados nos processos de trabalho, especialmente no que diz respeito a área da assistência. “Acho importante o desenvolvimento dos saberes teóricos que permitem orientar a ação, proporcionando o contínuo desenvolvimento pessoal, bem como a mudança de atitudes, aumentando a motivação ao tornar os funcionários mais receptivos a uma nova situação”, enfatizou o enfermeiro.

Para a chefe da divisão de enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz, essas ações de capacitação ajudam a minimizar as possibilidades de erro, bem como propiciar a troca de conhecimento entres os profissionais diversos. “Além das bombas de infusão, o hospital está recebendo novos equipamentos como aspiradores, desfibriladores. Tudo com tecnologia de ponta para modernizar e qualificar o serviço de assistência do hospital”,  disse.

A Divisão de Enfermagem, Divisão de Gestão e Cuidado e o Setor de Logística e Estrutura Física foram os setores responsáveis pela organização desta atividade.

Outras capacitações

O ciclo de capacitações do HDT/UFT é uma ação contínua para a instrumentalização dos multiprofissionais, visando um atendimento de qualidade aos usuários do hospital. No mês de junho, o projeto foi iniciado com a oficina para o manejo correto do eletrocardiograma (ECG) e do desfibrilador aos enfermeiros, médicos e residentes do hospital. Em seguida, foi realizado treinamento para o Sistema de Controle e Logística de Medicamentos (Siclom) aos farmacêuticos.

Capacitação dos maqueiros: A equipe responsável pela manipulação das macas também recebeu capacitação nas cinco últimas sextas-feiras, para exercerem o ofício com mais segurança na Unidade Hospitalar. Noções de legislação, humanização, ergonometria, primeiro socorros foram alguns dos temas abordados. (Ascom – UFT)

Comentários pelo Facebook: