Henrique Meirelles ‘ressuscita’ plano de transposição das águas do Rio Tocantins

Agnaldo Araujo - | - 964 views
Foto: Dirceu Leno
O ex-ministro defende a transposição do Rio Tocantins

O pré-candidato à presidência da República pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, pretende fazer a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco. O presidenciável falou sobre o assunto nessa quinta-feira (12) durante evento com empresários na Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern).

A proposta tem sido tema de várias discussões nos últimos meses e utilizada como meio de conquistar votos no Nordeste. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) também já defendeu a transposição.

No mês passado, um projeto com o mesmo teor foi arquivado no Senado Federal, com parecer contrário de Kátia Abreu (PDT). Segundo a senadora, estudos técnicos da obra não comprovaram que a transposição preservaria o maior rio do Tocantins.

Mas esses estudos não convenceram Henrique Meirelles, que já avalia a proposta tecnicamente. “É um percurso um pouco longo, mas já estamos estudando a viabilidade e já existem experiências neste sentido”, afirmou.

Aos empresários, Meirelles prometeu que, se eleito, colocará os problemas do Nordeste como prioridade para serem resolvidos pelo governo. “Com a economia brasileira toda crescendo, o Nordeste cresce junto. Isso é o primeiro lugar”, disse. De acordo com o ex-ministro, é preciso trabalhar com políticas específicas e obras estruturantes para cada área.

A Transnordestina é uma, a ferrovia de integração oeste-leste é outra, o serviço de navegação pela costa é o terceiro. É inaceitável que durante décadas isso não tenha sido definitivamente resolvido”, aponta.

O ex-ministro acredita que uma das saídas está no incentivo ao turismo, um dos principais atrativos do Nordeste, com praias paradisíacas e sertão rico em cultura.

O presidenciável garantiu que até o final do governo tornará a região ‘um grande polo de desenvolvimento no Brasil e no resto do mundo’.

Veja mais…

Transposição do rio Tocantins é ‘despir um santo para vestir outro’, critica Josi Nunes

Temer autoriza estudos para transposição do rio Tocantins; ‘ação eleitoreira’, critica Carlesse

Comentários pelo Facebook: