Seet
Sobral – 300×100

Hospital Municipal de Araguaína recebe nome do Dr. Eduardo Medrado

Redação AF -
Foto: Divulgação
Hospital Municipal de Araguaína (MA)
O Hospital Municipal de Araguaína (HMA), através do Decreto nº 449, de 23 de junho, passa a chamar Hospital Municipal Doutor Eduardo Medrado. A homenagem do prefeito Ronaldo Dimas ao médico levou em consideração o legado deixado por Medrado na história dos serviços prestados à saúde da cidade e do Estado do Tocantins e pela implantação do hospital.

O médico que tanto contribuiu com o desenvolvimento da saúde, faleceu no último dia 20 de junho, em Araguaína, por insuficiência renal e edema pulmonar.

Em Araguaína, o médico foi responsável pela implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), no Setor Araguaína Sul, do primeiro curso de medicina no Município, do Hospital Municipal (HMA) e do Hospital Regional (HRA), estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuiu diretamente para que a cidade se tornasse polo em saúde e referência em toda a região.

Hospital 

O Hospital Municipal foi inaugurado em 2009 e é referência em Pediatria e Oftalmologia na cidade. Atualmente, a unidade é gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e possui 55 leitos, 10 deles cirúrgicos e 45 pediátricos, recebendo encaminhamentos apenas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) do Araguaína Sul e de outras cidades pactuadas com o Município.

Nos últimos anos, as dependências do HMA foram adequadas para atendimentos ambulatoriais nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Reumatologia, Gastrologia, Ortopedia, Neurologia e Urologia. Além das consultas, o hospital conta com um laboratório de análises clínicas, farmácia, raio-X, aparelho de ultrassonografia e ecocardiografia. No total, 175 colaboradores atuam nas áreas assistencial, administrativa e operacional. (Gláucia Mendes)

Comentários pelo Facebook: