Seet
Sobral – 300×100

Idoso é multado por estacionar em vaga para idoso; “nunca peguei uma multa”, desabafa

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Idoso é multado por estacionar em vaga exclusiva para idoso, em Araguaína.

AF Notícias // Da Redação

Um idoso foi multado por estacionar seu veículo em vaga exclusiva para idoso. Parece contraditório, mas o fato aconteceu em Araguaína (TO). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o drama e a indignação do idoso que se deparou com a notificação deixada pelos agentes de trânsito no seu veículo.

Na gravação, feita por um mototaxista, o idoso Eudorico Bonifácio dos Santos deixou o carro estacionado na vaga reservada na Rua Primeiro de Janeiro, enquanto fazia uns serviços bancários na Caixa Econômica Federal.

Mas, quando o homem retornou se deparou com a notificação deixada no para-brisa, mesmo estando o “cartão preferencial” em local bastante visível.

“Tenho 40 anos de carteira e sei o que é transito. Nunca peguei uma multa, nunca perdi um ponto na minha carteira. E agora, estando no meu direito, recebo uma multa. Acho que isso é abuso de poder. Um abuso muito grande e uma falta de respeito com o idoso também”, desabafou Eudorico, avisando que vai procurar seus direitos.

O outro lado

Em nota, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) disse que o Cartão Preferencial do Idoso mostrado no vídeo não estava no painel do veículo no momento da autuação do fiscal de trânsito. No entanto, o procedimento, nesses casos, conforme indica o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para os que possuem o cartão, basta apresentá-lo à agência e a multa será revogada.

Segundo a nota, ao contrário do que quis induzir o vídeo, a AMTT tem buscado resguardar os direitos dos idosos e deficientes físicos com campanhas educativas de trânsito voltadas especificamente para esse público, como “Esta vaga não é sua nem por um minuto” e “Multa Moral”. Ambas campanhas estão sendo realizadas na cidade e têm mudado muitos hábitos de maus condutores com ações educativas.

Outras campanhas educativas, como “Araguaína na Faixa”, “Seja Gentil no Trânsito” e “Agentes Mirins”, também já foram realizadas. A função da AMTT é buscar um trânsito em que os direitos e deveres dos condutores e pedestres sejam cumpridos.

Comentários pelo Facebook: