Sobral – 300×100
Seet

Iniciados trabalhos de duplicação da Avenida dos Administradores em Araguaína; obra custará cerca de R$ 1,6 milhão

Agnaldo Araujo - |
Foto: Marcos Filho
Seguem trabalhos de duplicação da Avenida dos Administradores

Começaram os trabalhos para a duplicação da Avenida dos Administradores, localizada no Setor Jardim Paulista, em Araguaína (TO). Com valor orçado em R$ 1,6 milhão, com recursos do município, a obra é esperada pelos moradores há mais de 10 anos e beneficiará pelo menos dez bairros, otimizando o acesso e intercomunicação entre as regiões Central e Sul da cidade.

A empresa responsável pelo empreendimento é a Saudincorp Construtora e Incorporadora. De acordo com a prefeitura, nesta semana, a obra está na parte da topografia, fazendo o levantamento da área onde a parte da avenida será duplicada e asfaltada, bem como limpeza da área. Concluída essa fase, inicia-se a implantação da drenagem profunda para posterior terraplanagem e, finalmente, execução da pavimentação da via.

Atualmente, a Avenida dos Administradores só tem pavimentação até metade de sua extensão. A obra duplicará a avenida e a pavimentação será feita em todo o trecho. Serão 672 metros de drenagem com tubos PEAD de alta resistência e 20.850,04 metros quadrados de pavimentação em asfalto usinado CBUQ, de qualidade e durabilidade.

Lançamento das obras

As obras de duplicação da avenida foram lançadas no dia 09 de novembro de 2015 pelo prefeito Ronaldo Dimas. O cronograma dos serviços foi dividido em cinco fases: administração do local, serviços preliminares, terraplanagem, pavimentação, drenagens subterrânea e superficial.

Bairros beneficiados  

Conforme a prefeitura, ao todo, serão pelo menos dez bairros beneficiados pelas obras de drenagem e pavimentação da Avenida dos Administradores. Diretamente serão beneficiados os setores Jardim Paulista, Lago Sul, Lago Azul, Parque do Lago e Setor Urbano. A via melhorará o acesso a outros cinco bairros: Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Xixebal e Cidade Nova.

Diretamente, serão beneficiados cerca de 15 mil moradores, no entanto, pela importância da avenida, toda a cidade terá benefícios com o melhor fluxo do trânsito na região.

Asfalto CBUQ 

O asfalto Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) pode ser aplicado mesmo em período chuvoso (desde que haja uma curta estiagem). O processo não necessita de um longo período de secagem. Logo após aplicado, o asfalto já pode receber trafego e, caso chova, não sofrerá danos. Além da aplicação mais eficaz, o CBUQ tem durabilidade de até 10 anos, quando for executado em boa base.

Tubos PEAD 

Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) podem ser usados em substituição aos tubos feitos de materiais como PVC, concreto e aço galvanizado. São mais resistentes e tem durabilidade de aproximadamente 100 anos.

Comentários pelo Facebook: