Sobral – 300×100
Seet

Instituto prevê chuva forte e perigo de alagamento, queda de galhos e raios para o Tocantins

Redação - |
Foto: Divulgação
Alerta foi emitido para todo o Tocantins

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 12 horas serão de chuvas intensas em todo o Tocantins. Alagamentos, queda de galhos de árvores, cortes na energia elétrica e raios podem ser registrados neste período.

Em um alerta, o Inmet informou que na região central e no sul do Estado,  o alerta é laranja, que significa perigo. Para o norte tocantinense, o alerta é de cor amarelo e pede atenção. O alerta segue ativo até a manhã da terça-feira (14) e contempla partes do Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Maranhão, Bahia, Piaui e Goiás.

O Inmet avalia que o Estado pode receber rajadas de vento de até 100 km/h.

Caso precisem, os tocantinenses podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil por meio do 199.

Alguns outros cuidados também são recomendados, como: procurar abrigar-se em locais seguros e mais alto, desligar a energia elétrica na caixa de força, não tocar em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados, não andar na água, não dirigir em áreas inundadas, não se abrigar debaixo de árvores, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido, revisar a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Comentários pelo Facebook: