Belezas do Jalapão

Jalapão já foi mar e nome tem origem em planta; veja 17 curiosidade sobre a região

Por Agnaldo Araujo 3.349
Comentários (0)

13/01/2018 10h30 - Atualizado há 5 anos
Que o Jalapão é uma região belíssima e atrai turistas de todo o Brasil e do mundo, todos sabem. Mas você sabe a origem do nome Jalapão e que o local já foi mar? Veja a partir de agora 17 curiosidades sobre o Jalapão, preparadas por Jesuino Santana Oliveira Jr., do BuzzFeed. 1. Jalapão já foi mar Isso mesmo. Com as mudanças climáticas e atmosféricas sofridas pelo planeta, o mar foi se afastando e deixando um rastro de riqueza biológica na região do Jalapão. Ao longo dos milênios, se formaram as montanhas de pedra, além do solo de areias, encontradas hoje no Jalapão. Se você ainda não acredita, veja mais detalhes aqui.

2. O nome Jalapão vem de uma planta

O nome Jalapão originou-se da planta Jalapa, espécie do gênero Ipomea purga Hayne, popularmente conhecida como batata de purga. Ela tem várias propriedades medicinais.

3. A região do Jalapão engloba 8 cidades do Tocantins

O Jalapão abrange os municípios tocantinenses de Ponte Alta do Tocantins (foto), Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. Passou à condição de Parque Estadual em 2001.

4. Comunidade indígena já habitou o Jalapão no passado

Além dos quilombolas, o Jalapão já foi o lar de povos indígenas. Os antigos habitantes são os índios Acroás. Extintos no século XVIII, não há muitos estudos sobre eles. Mas estes povos eram nativos da região.

5. Região do Jalapão abriga comunidades Quilombolas

Sim, além de belezas naturais, o Jalapão preserva história e cultura. Quem visita a região pode conhecer o Povoado Mumbuca ou Prata, comunidades formadas por escravos que fugiam das fazendas e engenhos de cana-de-açúcar e constituíam-se em locais de refúgio. Até hoje os descendentes de escravos fugidos, vivem no local e preservam muitas das tradições africanas. Os moradores dos quilombos são os principais responsáveis pela produção do artesanato de capim dourado.

6. Cachoeira da Velha tem esse nome graças a uma lenda

O nome, de acordo com os moradores locais, deve-se a uma mulher que vivia nas proximidades da cachoeira e que amava aquelas águas. Depois que a senhora (já idosa) faleceu, seu espírito apareceu para moradores e pescadores. Localizada no rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do parque e uma de suas maiores atrações. Tem grande volume de água cristalina, com duas quedas em formato de ferradura com cerca de 100 metros de largura e 15 de queda livre. Trilhas e Aventuras

7. O Jalapão já foi cenário de filme

As produções nacionais 'Deus é Brasileiro' e 'Xingu', tiveram cenas gravadas no Tocantins, sendo mais específico no Jalapão. Entre as produções locais, diversos documentários que resgatam a cultura das comunidades quilombolas.

8. Cenário de produções internacionais

O jalapão já foi cenário para gravação de reality shows americanos, como Survivor, Naked and Afraid (Largados e Pelados) e Dual Survival (Desafio em Dose Dupla, foto).

9. Jalapão como cenário de novela

O jalapão tem ficado cada dia mais conhecido, e agora ganhou uma grande projeção no cenário nacional com a atual novela da Rede Globo: O Outro Lado do Paraíso, escrita por Walcyr Carrasco. Parte da novela se passa no Tocantins, com bastante cenas gravadas no Jalapão e Palmas. Parte do enredo da novela acontece na região, assim como a abertura da novela.

10. Poesia Cantada

Cheio de paisagens tão lindas, o Jalapão é, sem dúvidas, um cenário poético. E você sabia que a região já ganhou música? Pois é, a beleza da região virou poesia cantada, na voz do cantor Dorivã. A música se chama 'Passarim do Jalapão'. [af_youtube url="https://youtu.be/-dVIvcjIoWU"]

11. Todo fervedouro tem uma surpresa

Ao entrar em um dos fervedouros, dezenas catalogados, você estará flutuando em uma piscina de água natural sobre uma potente nascente. Isto é, você não conseguirá afundar. A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente é capaz de manter as pessoas em flutuação constante, sem nenhum esforço.

12. Fervedouro Bela Vista tem 35 metros de profundidade

Sem dúvidas, um dos fervedouros mais famosos do Jalapão é o Bela Vista, que fica bem próximo a São Félix. Você sabe qual a profundidade dele? Pois é, são 35 metros de profundidade, mas não se preocupe se você não sabe nadar. Assim como os outros, é impossível afundar por causa da forte pressão da água.

13. Dunas com 40 metros de altura

Dizem que a região do jalapão é cheia de “segredos”. Sem dúvidas, um deles é a formação de Dunas, em meio ao cerrado. Paisagem que virou cartão postal do Parque. As dunas de areia fina e alaranjadas do Jalapão possuem 40 metros de altura, que em contraste com a paisagem rasteira de savana, fica ainda mais imponente. Mochileiros.com

14. Cânion do Sussuapara tem cerca de 12 metros de altura

A água desce por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 12 m de altura, como um pequeno cânion, cobertos de samambaias, musgos e vegetação típica. Ao longo do trajeto, o córrego apresenta sucessão de pequenas quedas d’água, formando piscinas naturais de águas frias. Trilhando Montanhas

15. Você pode ser um voluntário no Jalapão

Já pensou em viver algumas semanas ou até mesmo meses neste paraíso, chamado Jalapão? Pois é, você pode, se candidatando a uma vaga de voluntário. Interessados em trabalhos voluntários em áreas de unidades de conservação podem obter orientação na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, no telefone (63) 3218-2677 ou via e-mail: dbap@naturatins.to.gov.br. Secom

16. Jalapão está localizado numa região vizinha de três estados

A região do Jalapão está situado no leste do Tocantins, próximo a divisa de outros três estados: Bahia, Piauí e Maranhão.

17. Não confunda, Jalapão não é Serras Gerais

Por estarem próximas, as regiões turísticas do Jalapão e das Serras Gerais, no Tocantins, são muito confundidas. Mas tratam-se de regiões distintas, porém, ambas são conhecidas pelos atrativos naturais. A região das Serras Gerais está localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga (sudeste do Estado), enquanto a maioria dos atrativos do Jalapão está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Conheça todos os destinos de turismo no Tocantins aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.