Seet
Sobral – 300×100

Joias do Tocantins ganham destaque como acessórios de personagens em novela

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
Peças produzidas pelos ourives de Natividade são ricas em detalhe

Não são apenas os cenários paradisíacos do Tocantins que estão em destaque na recém-estreada novela das 21 horas da Rede Globo. As famosas joias artesanais de Natividade também compõem o visual dos personagens de “Outro Lado do Paraíso”. Entre eles está o figurino de Sophia, interpretada pela atriz Marieta Severo, que ostenta um colar de coração criado pelos ourives da Ourivesaria Mestre Juvenal.

A Globo queria utilizar na novela peças que são produzidas pelos ourives daqui. Daí, eles pediram que a gente enviasse algumas joias para que fosse verificada a qualidade delas. Logo depois, eles aprovaram e fizeram a encomenda, inclusive compraram mais peças do que estava previsto. Antes estava programada só a compra de joias femininas e depois eles solicitaram as masculinas também”, contou Simone Câmelo Araújo, produtora cultural e parceira da Ourivesaria Mestre Juvenal, mantida pela Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna).

Foto: Divulgação
Personagem de Marieta Severo na novela

As joias de Natividade são famosas pela sua tradição, design e originalidade. O conhecimento técnico vem sendo passado por várias gerações e promovendo a inclusão social de jovens, dando oportunidade a eles de construírem uma carreira e terem sua renda.

“Está sendo muito legal ver os artistas da novela utilizando as joias que produzimos, porque agora elas vão ser reconhecidas nacional e internacionalmente. E isso nos dará também mais incentivo para trabalhar”, destacou Daniel Santos, de 19 anos, um dos ourives da Asccuna.

TRADIÇÃO

Ao perceber que a técnica deixada pelo Mestre Juvenal estava se perdendo, Simone Câmelo resolveu agir. Ela conta que fez uma promessa ao seu tio-avô no dia do seu velório de que não deixaria que a história centenária das joias acabasse. “Criamos a Associação em 1996 e desde então temos repassado a técnica para várias pessoas. Nosso objetivo com a manutenção dessa arte é não deixá-la morrer. A associação não visa lucros, tanto que o contato para pedido das joias é feito diretamente com os ourives”, contou.

As joias artesanais de Natividade já foram reconhecidas em diversos projetos de apoio a cultura no país. Uma das técnicas que mais chama atenção nas peças é a filigrana, um trabalho ornamental herdada dos portugueses, feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.

É possível comprar ou obter mais informações sobre as joias clicando aqui.

NATIVIDADE

Localizada no sudeste do Estado, a cidade de Natividade preserva a sua arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. A história do município remonta ao período do ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado.

Esse cenário histórico-cultural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também faz parte do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, que visa a preservação do patrimônio histórico brasileiro.

Outras joias de Natividade são amor-perfeito, biscoito fino assado em forno a lenha; e os doces e licores caseiros de frutas do cerrado. O artesanato produzido no município tem como característica a produção por meio de fibra do buriti e barro.

A NOVELA

Ambientada no Tocantins, a trama é dividida em dois períodos e confirma a lei do retorno, de que mais cedo ou mais tarde a justiça chega para todos. A novela vai mostrar sentimentos como amor, ambição e vingança em mais um folhetim clássico.

A história é assinada por Walcyr Carrasco e tem a direção artística de Mauro Mendonça Filho e a direção geral de André Felipe Binder. No elenco constam nomes como o de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Marieta Severo, Gloria Pires, Laura Cardoso, Bianca Bin, Sérgio Guizé, Grazi Massafera e Rafael Cardoso.

A novela vai ao ar de segunda-feira a sábado as 21 horas.

Comentários pelo Facebook: