Seet
Sobral – 300×100

Jovem de Araguaína vai todos os dias ao trabalho de bike e dá exemplo de preservação da natureza

Redação AF - |
Foto: Marcos Filho
A cidade é mais tranquila e eu decidi colocar em prática o que eu tanto queria, andar sempre de bicicleta. A minha vida melhorou muito depois disso, tanto na saúde física, como na saúde mental", comenta Luísa Medeiros

Segundo estudos, andar de bicicleta faz bem para a pele e o coração, além de reduzir risco de depressão e não polui o meio ambiente. Muitas pessoas adoram essa prática esportiva por lazer e também como meio de transporte, como Luísa Medeiros, de 24 anos. Amante do esporte, a jovem já incluiu as pedaladas na sua rotina e vai todos os dias para o trabalho utilizando sua bike.

Luísa conta que sua mãe Valéria Medeiros passou em concurso e veio morar em Araguaína, no ano de 2007. Ela veio junto, mas ficou pouco tempo e mudou-se para o Rio de Janeiro, para cursar Ciências Ambientais, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em janeiro deste ano retornou e já formada começou a trabalhar na Secretaria do Meio Ambiente, da Prefeitura de Araguaína, desde então, a bicicleta passou a ser sua grande companheira.

“Quando morava no Rio, eu sempre quis usar a bicicleta como meio de transporte, mas as distâncias lá são bem maiores. Tudo é mais perigoso também, não tinha como, eu morava longe da faculdade”, contou.

Luísa relata que quando se mudou para Araguaína percebeu que tudo era mais perto e podia então fazer do seu sonho uma realidade. “A cidade é mais tranquila e eu decidi colocar em prática o que eu tanto queria, andar sempre de bicicleta. A minha vida melhorou muito depois disso, tanto na saúde física, como na saúde mental. Quando estou voltando pra casa eu relaxo, volto ouvindo músicas. E quando saio do trabalho aprecio o pôr do sol que é muito bonito aqui”, disse.

A jovem ainda conta que as vezes os motoristas não respeitam, mas em Araguaína ainda não teve nenhum transtorno. “Procuro as ruas que tem menos movimento de carros, vou mais para o lado da calçada, respeito às leis de trânsito e não fico cortando os motoristas para evitar acidentes”, completou.

Cuidados com a pele

Luísa recomenda que todas as pessoas adotem essa prática de andar de bicicleta no dia a dia, não só como esporte, mas para irem para o trabalho. E recomenda o uso contínuo de protetores.

“Eu uso protetor solar todos os dias. Não saio de casa também sem óculos de sol e às vezes uso também a camisa de mangas longas, com protetor solar”.

Preservação do meio ambiente

A emissão de gases poluentes por veículos automotores é a principal causa de poluição atmosférica, que causa vários problemas a saúde, entre eles problemas respiratórios. Luísa lembra que usando a bicicleta como meio de transporte, esses problemas diminuem.

“A bicicleta não emite poluentes e não precisa de combustível. Além disso, melhora o trânsito diminuindo o número de veículos na rua. É importante lembrarmos disso, principalmente quando estamos comemorando a Semana Nacional do Meio Ambiente”, finalizou a analista ambiental. (Gláucia Mendes)

Foto: Marcos Filho
Luísa recomenda que todas as pessoas adotem essa prática de andar de bicicleta no dia a dia, não só como esporte, mas para irem para o trabalho

Comentários pelo Facebook: