Sobral – 300×100
Seet

Justiça Eleitoral autoriza investigação em pesquisa Vope/Primeira Página em Gurupi por suspeitas de manipular dados

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
O instituto terá que apresentar toda a documentação relativa à pesquisa e conceder acesso ao sistema interno de controle

O Juiz Eleitoral, Nassib Cleto Mamud, da 2ª zona eleitoral, em Gurupi, sul do Tocantins, concedeu liminar favorável à coligação “Compromisso e Respeito por Você”, que tem Walter Junior como candidato a prefeito, para que o instituto Vope apresente toda a documentação relativa à pesquisa e conceda acesso ao sistema interno de controle, de verificação e fiscalização de coleta de dados.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (30/09), mesmo dia de publicação de uma nova rodada da pesquisa Vope/Primeira Página, na cidade.

De acordo com o advogado Sadraque Nóbrega, o instituto Vope já foi acionado judicialmente por manipular dados de pesquisas em cidades como Palmas e Araguaína. E em virtude de seus resultados apresentarem grande disparidade em relação a outros institutos que publicaram pesquisa em Gurupi, a coligação passou a suspeitar que possa estar havendo manipulação novamente.

Devido o histórico deste instituto que costuma publicar pesquisas em véspera de eleição, que o resultado não é confirmado nas urnas. E também em virtude dessa última pesquisa apresentar um resultado muito diferente de outras duas publicadas no mesmo período, requeremos esse acesso. A suspeita de manipulação para beneficiar o candidato da situação é muito grande”, declarou Nóbrega.

Carlos Amastha

O candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha, também já acionou judicialmente o Instituto Vope e o Jornal Primeira Página, em virtude de o mesmo instituto ter publicado pesquisa na véspera da eleição em 2012, em que colocava o candidato derrotado por Amastha, naquela eleição, Marcello Lélis, em primeiro lugar, mas em condição de empate técnico.

Amastha não só venceu a eleição como teve uma margem acima do empate técnico. Nas eleições de 2016, as pesquisas do Instituto Vope são as únicas que não indicam vitória de Carlos Amastha em Palmas, ao contrário do que publicam institutos renomados de pesquisa, como Serpes e Ibope, que indicam a liderança de Amastha na disputa.

Comentários pelo Facebook: