Seet
Sobral – 300×100

Kátia Abreu leva 20 presidentes de sindicatos rurais à Embrapa Cerrados, em Brasília

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
Presidentes de sindicatos reunidos

Ao lado da presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, 29 presidentes de sindicatos rurais do Estado visitaram a Embrapa Cerrados, nesta quinta-feira (19). Eles conheceram as linhas de pesquisa desenvolvidas pela unidade que visam a aprimorar a agropecuária no bioma.

Os dirigentes assistiram à palestra do chefe da Embrapa Cerrados, Cláudio Takao Karia, sobre as tecnologias produzidas pela empresa nos últimos 40 anos que tornaram possível a agricultura e a pecuária no cerrado e no Tocantins.

“Nós estudamos o regime de chuvas da região, diagnosticamos as plantas nativas, fizemos a caracterização do solo, o zoneamento climático, entre outros estudos, para que hoje esse bioma pudesse ser referência em produtividade no mundo”, afirmou o pesquisador.

Kátia Abreu lembrou que, antes de a Embrapa desenvolver espécies especificas para a região, os produtores locais importam sementes. “A ocupação do centro e de parte do norte do país se deve à esses estudos desenvolvidos pela Embrapa, que impulsionaram de forma definitiva nossa agropecuária”, comentou a senadora.

O grupo fez visitas de campo e conheceu o programa de melhoramento genético de mandioca e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

 Visita à Brasília

A visita à Embrapa Cerrados faz parte da programação de dois dias dos presidentes de sindicatos em Brasília, a convite da senadora. Na manhã de quinta-feira, eles assistiram a palestras na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

No dia anterior, quarta-feira, os presidentes levaram as demandas das entidades ao Sebrae Nacional. Reuniram-se ainda com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, para agradecer pela promulgação do projeto de autoria de Kátia Abreu que acaba com a cobrança retroativa do Funrural.

Embrapa Cerrados

A Embrapa Cerrados é uma das 47 unidades da Embrapa. Foi criada em 1975 com o desafio de viabilizar a produção agrícola no Cerrado brasileiro, com foco no desenvolvimento sustentável. Atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento que buscam ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos naturais do bioma.

Ao longo de sua existência, a Embrapa Cerrados desenvolveu diversas tecnologias que contribuíram para transformar a região numa das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade.

Comentários pelo Facebook: