Sobral – 300×100
Seet

Lázaro e Valderez se unem a Halum por vaga ao Senado: ‘tem todas as qualidades necessárias’

Redação AF - | - 632 views
Foto: Divulgação
Lázaro e Valderez se unem a César Halum por vaga ao Senado

O lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal César Halum (PRB) ao Senado nas eleições 2018 reuniu pelo menos 23 prefeitos da região do Bico do Papagaio e do médio norte do estado, durante encontro da União Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (Unbip), no último sábado (17).

Presente no evento, o deputado federal Lázaro Botelho (PP) reforçou que o Tocantins sempre teve um senador morador da região norte do Estado. O último foi o senador João Ribeiro, falecido em 2013, que iniciou sua carreira política como vereador de Araguaína. “Temos o César Halum hoje com todas as qualidades necessárias para uma vaga ao Senado”, disse Botelho, que é presidente estadual do Partido Progressista.

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), líder do Governo na Assembleia Legislativa, também destacou que a manifestação dos prefeitos do Bico e da região Norte credenciam o nome de César Halum para uma das duas vagas ao Senado nas eleições do próximo ano.

Lázaro, Valderez e César Halum estiveram juntos nas eleições municipais de 2016, quando Valderez e Nahim Halum disputaram a prefeitura de Araguaína.

Nas eleições de 2014, César Halum chegou a ser cotado para disputar vaga ao Senado Federal e tinha como aliado o prefeito Ronaldo Dimas. No fim das articulações para definição dos nomes, Halum recuou diante da possível candidatura do ex-governador Siqueira Campos, porém, quem concorreu pela coligação foi o ex-deputado Eduardo Gomes, quando perdeu para a senadora Kátia Abreu com uma diferença de apenas 0,8% dos votos.

Dessa vez, aliados de César Halum garantem que ele não vai recuar no fim da linha. Ele é um dos prováveis nomes que vão integrar a chapa majoritária da reeleição do governador Marcelo Miranda.

Apoio dos prefeitos

O presidente da Unbip, Damião Castro (PMDB), prefeito de Axixá do Tocantins, afirmou que a candidatura de César Halum ao Senado é a que melhor se encaixa na necessidade por representatividade do Bico. “É um deputado atuante na nossa região, que tem mais de 200 mil eleitores e que não tem um senador. Halum tem tudo para unir os prefeitos, ex-prefeitos e líderes, porque todos os municípios do Bico têm recursos dele. Então Halum tem uma boa aceitação”, afirmou o presidente da Unbip.

O vice-presidente da Unbip, Eduardo Sobrinho (PMDB), prefeito de Piraquê, demonstrou a disposição dos gestores em defesa da candidatura de César Halum. “Caia na estrada, deputado. Eu vou pregar cartaz para você”, disse.

Durante o encontro da Unbip, vários gestores municipais se revezaram em discursos por uma chapa majoritária que tenha o nome de César Halum em uma das duas vagas ao Senado. “Vamos abraçar esta oportunidade ter nosso deputado Halum como senador do Bico do Papagaio”, disse o prefeito de Augustinópolis, Julio Oliveira (PRB). “César Halum é um deputado que trata todos os prefeitos bem, visita bem o norte. Nós prefeitos do Bico precisamos de um senador da República que venha trabalhar e trazer benefícios para o Bico, para melhorar a condição dos nossos municípios”, acrescentou o prefeito Américo Borges, o Borjão (PV).

Já a prefeita Patricia Evelin (PMDB), de Xambioa, destacou que o nome do deputado do PRB pode representar a união dos gestores por mais representação no Senado. “A política não é feita isolada. Então, quando convocados, os prefeitos e vereadores não só Bico, mas da região norte têm um grande peso. E eu vi aqui que o nome do deputado César foi aplaudido pelos prefeitos para ser senador”, disse Patrícia.’

Comentários pelo Facebook: