Sobral – 300×100
Seet

Lei que transforma Unitins em universidade estadual é aprovada nas comissões e será votada em plenário

Agnaldo Araujo -
Foto: Ana Cássia Costa/Ascom Unitins
Lei da autarquia é aprovada nas comissões e segue para votação no plenário da AL

O Projeto de Lei que transforma a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em autarquia foi aprovado no início da noite da última quarta-feira (22/06) pela Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, comandada pelo presidente e relator da Comissão, o deputado estadual Zé Roberto (PT).

O projeto foi aprovado com um total de cinco emendas. Em seu relatório, Zé Roberto acatou emendas como a do deputado Olyntho Neto (PSDB) que determina que as cores oficiais da Unitins sejam as mesmas do Estado. Em outra emenda acatada, o deputado Ricardo Ayres (PSB) prevê eleição para o cargo de reitor da futura autarquia, a partir de 2020, para pessoas com título de mestre ou doutor e três anos mínimos de serviço pela entidade.

A Comissão de Administração foi a terceira a aprovar o projeto que já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. O projeto foi encaminhado ao plenário e aguarda a decisão do presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (PSC), para ser votado.

Eleição para reitor

A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, disse que é  favor da eleição para reitoria “Somos a favor da eleição para reitor a partir de 2020, momento em que todos os câmpi da Unitins estarão em condições de participar. Desta forma teremos a garantia de um processo democrático de fato, possibilitando que todas as representações da universidade possam concorrer. […]”, afirmou.

Unitins comemora

Servidores que acompanham desde a semana passada a movimentação do projeto de lei na Casa comemoraram. Logo após aprovação, dezenas que lotavam o plenarinho da Assembleia entoaram o grito de “autarquia” e palmas.

O servidor Yzaac  Gonçalves da Silva espera que o projeto seja aprovado no plenário. “Depois de muitos debates calorosos e produtivos, acredito que a tão sonhada Universidade Estadual do Tocantins agora será uma realidade. Esperamos que amanhã (23/06) seja um dia de vitória para todos com a aprovação do projeto de lei que transforma a Unitins em autarquia de regime especial”, disse.

Comentários pelo Facebook: