Sobral – 300×100
Seet

Lixo deixado por turistas nas praias de Araguanã enche caminhão caçamba

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
A ação de limpeza retirou todo o lixo das praias do município

O lixo deixado por turistas nas praias de Araguanã durante a temporada de veraneio de 2017 foi suficiente para encher um caminhão caçamba. O mutirão de limpeza foi realizado neste domingo (01) e faz parte do projeto ‘Praia Limpa, Praia Viva’.

Participaram da limpeza diretores da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), comunidade local, duas associações de barqueiros, grupo Desbravadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representantes dos agropecuaristas de Araguanã.

Apesar da quantidade de lixo encontrada neste ano, o volume é menor do que o retirado em 2016. “Foi uma ação excelente e sentimos que estamos colhendo bons frutos. Deparamo-nos com menos lixo e isto significa que os banhistas estão abraçando cada vez mais nossa campanha”, disse o diretor de Assuntos Ambientais da Aciara, Carlos Júnior, que coordenou a limpeza ao lado dos diretores William Rezende e Juliane Carneiro.

O presidente de uma das associações de barqueiros e secretário de Meio Ambiente de Araguanã, Antônio de Pádua Alves Saraiva, considerou a iniciativa do projeto mais do que válida e disse que também sentiu a mudança de comportamento por parte dos turistas.

“Participar desse projeto foi bom demais. Foi gratificante ver todo mundo participando, a população, ONGs, associações dos barqueiros, todo mundo. Essa ação é de grande importância para o nosso município e também para o meio ambiente”, disse Antônio.

Para William, o grande diferencial do projeto deste ano foi o engajamento de todos os parceiros. “Conseguimos mobilizar e envolver outras áreas, como o curso do SEBRAE, Marinha e Bombeiros. Esta ligação entre as instituições, órgãos, entidades e municípios fez muito a diferença para o sucesso da campanha”, afirmou.

A campanha teve como parceiros o SEBRAE, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Policia Militar Ambiental, 2° Batalhão de Policia Militar, Ministério Público do Tocantins, Naturatins, ITPAC e as prefeituras de Araguaína, Araguanã, Babaçulândia e Xambioá.

O ‘Praia Limpa, Praia Viva’ também foi patrocinado pelas empresas Supermercado Campelo, Grupo Baratão, Sicred, Capital Residence, Eletrogeral, Lojas Nosso Lar.

Comentários pelo Facebook: