Sobral – 300×100
Seet

Sucatas , pneus e lixo doméstico estão sendo retirados do Parque Cimba

Redação AF - |
Foto: Marcos Filho
Os resíduos sólidos e o lixo além de contaminarem o solo provocavam mau cheiro

Resíduos sólidos, como sucatas, pneus e lixo doméstico que causavam mau cheiro e contaminavam o solo, além de serem propícios a proliferação de doenças estão sendo retirados do local onde será o Parque Cimba, em Araguaína (TO).

O parque proporcionará mais qualidade de vida e práticas de esporte e lazer na cidade. Nesta semana, segundo a prefeitura, equipes estão no local e trabalham na recuperação da área degradada, retirando com maquinários o lixo que foi acumulado ao longo de várias décadas.

Não conseguíamos nem almoçar direito aqui por causa do mau cheiro. Agora, estamos orgulhosos do local onde moramos”, disse Ernani Melo de Carvalho, morador da Rua Muricizal, no Bairro São João, próximo ao parque.

A princípio, os trabalhos se concentram na escavação e na limpeza do local para preservação da nascente do córrego Canindé e das matas nativas da região, como os buritis. O lixo também dará lugar a um lago, que fará parte da estrutura do local e terá aproximadamente 100 metros de largura e 80 metros de diâmetro.

A escavação e limpeza é a primeira etapa da construção do lago, que ganhará areia e argila para a contenção do solo natural. A segunda etapa é o barramento e, por último, o enchimento. No local, são cinco máquinas realizando os trabalhos, entre escavadeira, pá mecânica e caminhões basculantes. O lixo retirado é encaminhado para os aterros sanitário e inerte. Até agora, só de pneus foram retirados mais de 50 unidades, esses são levados para o Ecoponto Municipal.

Foto: Marcos Filho

Parque Cimba
Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, a execução do projeto do Parque Cimba é a realização de um sonho. “Estou muito feliz com a idealização desse projeto que, além de embelezar a nossa cidade, será um local de lazer para as famílias. Visito a obra sempre e cuido pessoalmente de detalhes. As pistas de caminhadas e ciclovias já estão prontas e vejo a alegria de alguns moradores que já caminham todos os dia no local”, destacou.

Além de pistas de caminhadas, ciclovias e lago, o Parque contará com uma estrutura ampla de estacionamento, calçada, equipamentos de ginástica e musculação (academia a céu aberto), pontos de descanso e praça para esportes radicais. Na segunda etapa da construção, o local será contemplado também com mirante, ponte, anfiteatro, lanchonete, quadra poliesportiva.

O parque tem projeto exclusivo da Prefeitura de Araguaína e conta com a parceria do Governo Federal. Para a primeira etapa do projeto, estão sendo aplicados recursos financeiros no valor de R$ 2 milhões e 106 mil, por meio do Ministério do Turismo.

Foto: Marcos Filho

Comentários pelo Facebook: