Seet
Sobral – 300×100

Marcus Marcelo cobra clínica veterinária e centro de esterilização de cães e gatos

Agnaldo Araujo -
Foto: Charles Michael
Vereador Marcus Marcelo durante a sessão

Presidente da Câmara de Araguaína, o vereador Marcus Marcelo (PR) cobrou do município a instalação da Clínica Veterinária Municipal e do Centro de Esterilização de Caninos e Felinos na cidade.

A cobrança ocorreu na sessão dessa terça-feira (20), que contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho.

A clínica será destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos, segundo o vereador.

Já o Centro de Esterilização de Caninos e Felinos fará o controle populacional e de zoonoses, exercido mediante a prática da esterilização cirúrgica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com Marcus Marcelo, a clínica e o centro de esterilização são questões de saúde pública e precisam ser construídos com urgência pela prefeitura. O parlamentar lembrou ainda que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal.

“Precisamos cuidar da saúde dos animais, pois existem diversos tipos de doenças que afetam as pessoas e podem ser transmitidas pelos animais. Dentre as que mais acometem as crianças, por exemplo, estão as verminoses, micoses, sarnas, raiva, Leishmaniose e toxoplasmose”, afirmou.

Em resposta à cobrança do vereador, o secretário de Saúde disse que a construção do Centro de Esterilização foi paralisada no ano passado por falta de orçamento.

Jean Coutinho ainda afirmou que falta pouco para concluir as obras e que já tem montada toda a estrutura de como será o atendimento. Segundo ele, a construção deve ser retomada antes de junho e o prédio entregue à população no começo do segundo semestre de 2018.

Em relação à construção da Clínica Veterinária, o secretário não deu previsão de data para o início das obras.

Comentários pelo Facebook: