Sobral – 300×100
Seet

Marcus Marcelo ministra palestra para mais de 100 estudantes da rede pública

Agnaldo Araujo - |
Foto: Charles Michael
A palestra foi para alunos do ensino médio da Escola Estadual Jardim Paulist

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcus Marcelo (PR), falou com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Jardim Paulista sobre o papel dos agentes políticos perante a sociedade araguainense. A palestra ocorreu na tarde da última quarta-feira (10), a convite da professora Rosânia Barros, diretora da unidade de ensino.

Marcus Marcelo começou destacando quem são os agentes políticos e especificando detalhes sobre cada um, dando ênfase para a divisão dos poderes de maneira clara e didática para os alunos.

Em seguida, o vereador abordou sobre a carga tributária da cidade. Ele falou dos impostos que são pagos pelos cidadãos e detalhou sobre as partes que cada um leva do bolo, referindo-se à União, aos Estados e Municípios. Os alunos aprenderam como ficam os municípios nesta divisão.

Matando saudades da sala de aula, o professor licenciado Marcus Marcelo também falou da importância de aprendermos a não generalizar as pessoas. Marcus definiu aos mais de 100 alunos presentes quem é o político. O vereador citou o filósofo Sócrates, que diz que “o político é um homem público que lida com a chamada coisa pública”.

Seguindo esse pensamento, Marcus Marcelo ensinou aos alunos de onde “sai o político”. Para o vereador, o político nasce do meio da população, enquanto sociedade organizada, movimentos sociais, sindicatos, profissionais liberais, pessoas simples de qualquer comunidade. “Qualquer um de vocês poderá amanhã ser um político”, afirmou.

Para finalizar o encontro, o parlamentar disse quais são as funções do cargo de vereador, acrescentou também sobre o seu trabalho realizado na Câmara de Araguaína e respondeu perguntas dos alunos e professores. Ao final, a diretora Rosânia Barros agradeceu ao vereador pela contribuição e entregou uma lembrança.

Comentários pelo Facebook: