Marcus Marcelo propõe criação da Semana de Conscientização do Autismo

Redação AF - |
Foto: Geovane Oliveira
Vereador Marcus Marcelo de Barros Araújo (PR)

O vereador Marcus Marcelo (PR), presidente da Câmara Municipal de Araguaína, protocolou na última sexta-feira (26), um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser comemorada a partir do dia 02 de  abril, data que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Sobre o autismo

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada.

Idade da descoberta

Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino. O Transtorno do Espectro Autista já é trabalhado em Araguaína através da Clínica Escola Mundo Autista e da APAE.

A clínica foi inaugurada em setembro de 2016 e já atendeu cerca de 450 crianças, em terapias regulares, acompanhamento médico e consultas.  Marcus Marcelo também colaborou na criação da clínica.

O projeto

De acordo com o projeto a Semana Municipal de Conscientização do Autismo tem como finalidade, promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a síndrome do autismo.

Segundo o vereador Marcus Marcelo, para a execução do projeto, o Poder Executivo poderá realizar convênios através da Secretaria Municipal de Saúde e/ou Secretaria de Municipal de Educação e em parceria com as entidades sociais parceiras, visando a promoção de cursos e treinamentos para os profissionais envolvidos.

VEJA MAIS…

Projeto incentiva doadores de sangue com isenção de taxas e beneficia servidores

Marcus Marcelo implanta Diário Oficial e anuncia instalação da TV Câmara

Comentários pelo Facebook: