Mauro Carlesse determina estudos para retomada do programa Pioneiros Mirins

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O programa foi extinto em 2017

O Governo do Tocantins pretende retomar o programa Pioneiros Mirins em breve e já solicitou estudos à Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).

O levantamento vai apontar o novo modelo do programa e a faixa etária dos beneficiários, mas é certo que as ações serão voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, resultantes da falta de rendimentos, discriminação, abandono e exclusão.

A ideia é disponibilizar aos Pioneiros Mirins atividades lúdicas, esportivas e culturais, pautadas pelas necessidades, expectativas e desejos da criança e do adolescente.

Para a retomada do programa, o Governo pretende buscar apoios de entidades e empresas que possuem programas de responsabilidade social.

Propostas de parcerias serão encaminhadas a empresas como Energisa, BRK Ambiental e outras que podem ajudar o Governo na manutenção do programa.

Histórico

O programa Pioneiros Mirins foi criado em 1989 pelo Governo do Tocantins. Chegou a ter mais de 40 mil beneficiários que recebiam bolsa-auxílio e participavam de atividades em núcleos regionais e municipais.

O programa passou por diversas etapas e adaptações, foi desestruturado nos últimos anos e acabou sendo extinto em 2017.

Comentários pelo Facebook: