Sobral – 300×100
Seet

MEC divulga notas do ENEM; 2.386 vagas são ofertadas pelo Sisu em três instituições no Tocantins

Redação AF - |
Foto: Diulgação
As notas do Enem foram divulgadas nesta sexta, 08

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas nesta sexta-feira (08) pelo Ministério da Educação (MEC) para os mais de 5,7 milhões de candidatos. Desses, cerca de cerca de 49,4 mil são do Tocantins.

No Estado estão sendo ofertadas 2.389 vagas pelo Sistema Unificado de Seleção (Sisu) em três instituições de Ensino Superior, sendo 1.775 pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 470 pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e 144 pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Mas para concorrer a essas vagas, os candidatos vão ter que esperar até a próxima segunda-feira (11). O prazo se estende até as 23:59 horas (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro.

De acordo com o MEC, para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Enem e ter tirado nota acima de zero na redação.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu. As matrículas vão ocorrer nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entenda como participar do Sisu 2016

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Durante o processo de inscrição, no momento de seleção das duas opções de vaga no Sisu 2016, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Ao longo do período de inscrições do Sisu 2016, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante este tempo, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas.

A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Ela não garante a seleção do estudante para a vaga. Por isso, é importante que o candidato monitore o sistema diariamente para acompanhar a sua situação.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera.

A lista de espera do Sisu 2016 disponibiliza vagas não ocupadas na chamada regular. Para participar, basta manifestar o interesse no endereço eletrônico do Sistema dentro do prazo estipulado no cronograma.

Comentários pelo Facebook: