Sobral – 300×100
Seet

Moradora denuncia nova mortandade de peixes no Lontra e se revolta com omissão das autoridades

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Os peixes voltaram a morrer no Rio Lontra

Moradores flagraram mais uma vez peixes morrendo devido à poluição do Rio Lontra em Araguaína (TO). Uma moradora gravou um vídeo indignada com a situação. Vários peixes se aglomeravam na margem do rio, sem oxigênio agonizando até a morte.

As cenas foram gravadas por volta das 17h desta terça-feira (29/11), no bairro JK. No local, a água está escura. “Esses peixes estão todos morrendo sufocados. Olha a grande quantidade de peixes que estão aqui. Tem que tirar tudo para fora. São todos mandins, que inclusive é um peixe resistente à poluição”, diz no vídeo.

Em outro vídeo, a mesma moradora afirma que piabas, caris e surubins também estão morrendo. “É um crime ambiental isso aqui. A água está preta, escura e os peixes morrendo”, denuncia.

A moradora disse sentir revolta com a situação. “É revoltante. Eu senti uma revolta total, porque não é de hoje. Desde 2010 eu faço denúncias, eu mostro essa pouca vergonha, essa falta de respeito com a nossa natureza e nada acontece”, desabafou.

Caso recorrente

A morte de peixes no Rio Lontra em Araguaína é frequentemente denunciada. No mês de julho de 2016, Vivian Nunes tirou várias fotos de peixes já mortos no rio. Dezenas de peixes como piaba, lampreia, cará, cari, arraia e poraquê morreram.

Após a denúncia ganhar grande repercussão, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) emitiu Parecer Técnico de Monitoramento. O laudo apontou que a morte dos peixes tinham evidências ambientais que podiam ser associadas à qualidade da água do Rio Lontra.

Ou seja, era o lançamento de esgoto tratado fora dos padrões no rio, principalmente por parte da Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins – Odebrechet/ Ambiental, por meio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Neblina localizada na zona urbana de Araguaína.

Na época, a Saneatins – Odebrechet foi multada em R$ 1,5 milhão pelo lançamento de esgoto fora dos padrões.

Veja os vídeos

Comentários pelo Facebook: