Seet
Sobral – 300×100

Moradores utilizam água contaminada por esgoto de presídio em Araguaína

Agnaldo Araujo - | - 692 views
Foto: AF Notícias
O esgoto está sendo jogado dentro do Córrego Gurgueia

Márcia Costa//AF Notícias

Moradores do Setor Barra da Grota denunciaram ao AF que o esgoto da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, continua sendo despejado no córrego Gurgueia sem nenhum tipo de tratamento. A situação se agrava em razão de que o riacho deságua no rio Lontra, cuja água é utilizada por ribeirinhos para tomar banho e realizar outras atividades domésticas, a menos de três quilômetros abaixo do local de despejo.

Um vídeo registrado por um morador mostra o esgoto escuro saindo do presídio e escorrendo até chegar ao riacho, que passa atrás da unidade prisional.

Esgoto do Presídio Barra da Grota acabando com o  Rio Gurgueia. A água agora está da cor do esgoto”, lamenta o morador que gravou o vídeo.

Antônio dos Reis, morador do Barra da Grota, relatou que esse crime ambiental e risco à saúde pública foram denunciados ao Ministério Público Estadual nos anos de 2013 e 2014. Depois de muitas manifestações e denúncias no órgão, a administração do Presídio chegou a providenciar tanques para tratamento do esgoto, mas nunca foi efetivamente colocado em funcionamento.

A promotora de justiça do Meio Ambiente, Ana Paula Catini, afirmou ao AF Notícias que o MPE teve entraves burocráticos para dar andamento no processo e que já recebeu novas denúncias de moradores sobre o caso. Diante da situação, providências serão requisitadas ao Naturatins e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

VEJA O VÍDEO

Comentários pelo Facebook: