Mulher com câncer não consegue fazer cirurgia por falta de vaga em UTI no HGP

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Mulher com câncer não consegue fazer cirurgia por falta de vaga na UTI e espera já dura mais de um mês

Uma senhora de 58 anos, de Carmolândia, está vivendo dias difíceis internada no Hospital Geral de Palmas (HGP), o maior da rede pública do Tocantins. Ela espera que a sorte lhe presentei nesse fim de ano com uma vaga na UTI, para que possa fazer uma cirurgia de que tanto necessita.

Maria de Lurdes Venâncio Barros é moradora de Carmolândia (TO), no norte do Estado, e está internada no hospital da Capital desde o dia 25 de novembro.

Ela luta contra um câncer e precisa fazer a retirada de um tumor que está ao lado da bexiga. Porém, precisa de UTI disponível para que seja realizado o procedimento, que é demorado e muito delicado.

Clemilda Venâncio Barros, que é filha, contou ao AF Notícias que sua mãe já foi para ‘dieta zero’ por mais de cinco vezes, mas sempre falta vaga na UTI. Enquanto isso, Clemilda disse que o quadro de saúde dela está se agravando muito rápido. “Mais de um mês internada e nunca surgiu uma vaga na UTI? Vejo isso como descaso”, reclama.

A filha relata ainda que a família está desesperada e já tentou de tudo. “O médico disse que não pode fazer nada enquanto não surgir essa vaga”, acrescentou.

Maria de Lurdes já teve outros três tipos de câncer e conseguiu vencer todas as batalhas em busca da cura. “E vai se curar desse também, com fé em Deus”, afirma a filha.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que a paciente Maria de Lurdes Venâncio Barros está internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) com indicação de cirurgia eletiva. Nestes casos, conforme a nota, o leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é solicitado somente no dia da cirurgia, considerando se tratar de um procedimento não urgente/emergente.

“Deste modo, quando não há vaga de UTI na data agendada, a cirurgia é suspensa e reagendada, fato que ocorreu com a paciente. O procedimento cirúrgico já foi remarcado para esta quarta-feira, dia 28“, finaliza a nota.

Comentários pelo Facebook: