Novo comandante do Exército mostra interesse em firmar parcerias sociais e de segurança em Araguaína

Redação AF - |
Foto: Marcos Filho
Prefeito Ronaldo Dimas recebeu o general Pacelli na tarde desta terça-feira e colocou a cidade à disposição para novas parcerias sociais e de segurança

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu em sua residência na tarde desta terça-feira, 27, o novo comandante da 23ª Brigada de Infantaria da Selva, general Eugênio Pacelli, com sede em Marabá (PA). Em visita de apresentação na cidade, o comandante elogiou a organização e os novos espaços de lazer, como o Parque Cimba e a nova Praça das Nações. Dimas também colocou a cidade à disposição do Exército para novas parcerias em diversas áreas, como ações comunitárias e de segurança.

“A cidade hoje está em uma localização estratégica para o Exército, inclusive para a implantação de um quartel e de ações sociais e de saúde. Hoje somos referência na Região Norte e queremos avançar mais e uma das áreas é a segurança pública”, disse Dimas.

O general Pacelli adiantou que está fazendo um trabalho de reconhecimento da sua área de atuação, que vai de Imperatriz (MA) a Itaituba (PA). Segundo ele, fará uma redistribuição de áreas e ampliará ações sociais junto à comunidade. “Uma das nossas funções é se mostrar presente na comunidade para servir e vamos fazer ainda mais neste sentido. Vi que a cidade está renovada e, em 2017, queremos realizar novamente ações em Araguaína”, apontou.
O general também elogiou a qualidade de vida na cidade. “De todas as cidades que tenho andado, Araguaína é a que vejo que proporciona melhor qualidade de vida aos moradores”. Pacelli inclusive solicitou ao prefeito ajuda para encontrar uma área onde realizará treinamentos de selva em uma fazenda do Município. “Tenho logística e estrutura aqui”, explicou.

Prefeitura e Exército

Desde 2015, a Prefeitura vem realizando ações culturais, de saúde e sociais na cidade em parceria com o Exército Brasileiro. Só este ano, foram realizadas duas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, desde combate nas casas a orientações nas escolas e creches da cidade.

Comando Militar do Norte

O Comando Militar do Norte (CMN), ativado em junho de 2013, foi criado para ampliar a presença do Exército na Amazônia. Sediado em Belém (PA), tem como sua área de atuação a região da Amazônia Oriental, abrangendo os Estados do Pará, Maranhão, Amapá e parcela do território de Tocantins.

Desde 16 de março de 2015, a cidade de Araguaína, devido a uma reestruturação do Exército, passou, para fins militares, para a jurisdição do mencionado Comando Militar de Área. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é a Grande Unidade, subordinada ao CMN, incumbida de planejar e executar ações de segurança integrada nesta região, efetivando sua presença na área conhecida como “Bico do Papagaio”, por intermédio do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Imperatriz (MA). (Thatiane Cunha)

Comentários pelo Facebook: