Sobral – 300×100
Seet

Núcleo vai auxiliar pessoas com deficiência visual a realizar atividades diárias

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Os alunos da rede municipal de ensino terão prioridade no apoio

Foi criado em Araguaína (TO) o Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais (NAP-DV) para atendimento às pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A criação foi por meio do Decreto 413 do prefeito Ronaldo Dimas, de 26 de fevereiro de 2016 e publicado no Diário Oficial do Município do na última segunda-feira (07/03).

O Núcleo funcionará provisoriamente na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá e oferecerá às pessoas com deficiência visual, “prioritariamente os alunos da rede municipal de ensino”, os recursos apropriados para desenvolvimento de atividades relativas à vida diária e à suplementação ou complementação do currículo.

Também irá promover o entrosamento entre famílias, os professores especializados na área da deficiência visual e os professores das classes comuns, por meio do apoio técnico-pedagógicos além de produzir materiais específicos como livros e apostilas em Braille, material didático em formatos acessíveis: Braille, Mecdaisy.

É atribuição do Núcleo ainda apoiar a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado e oferecer curso para o ensino do Sistema Braille.

O NAP será composto por 01 coordenador geral, especialista em deficiência visual, cegueira e baixa-visão; 01 assistente administrativo; 03 professores especialistas em produção de materiais didáticos táteis em relevo; 01 técnico de apoio pedagógico e 01 revisor de texto em Braille.

Caberá à Semed promover a manutenção do espaço físico, das instalações e dos equipamentos do Núcleo e proceder à avaliação dos conteúdos e a qualidade dos serviços ali realizados garantindo o suporte técnico – pedagógico necessário.

Comentários pelo Facebook: