Número de assaltos a pessoas no Tocantins reduz 46,11%, aponta Polícia Militar

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação/PM
Os registros de ocorrências caíram no Tocantins

O Tocantins registrou uma queda no número de crimes nos primeiros cinco meses de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela Polícia Militar em um novo balanço das ocorrências no Estado.

O crime com maior redução no Tocantins foi o de roubo a transeunte, com queda de 46,11%. Esse é o tipo de crime que as pessoas são abordadas na rua mediante uso de violência, tendo os aparelhos celulares como os principais alvos.

No período de janeiro a maio de 2017 foram registradas pela PM 1.748 ocorrências em todo o Estado. Já no mesmo período de 2018 o número caiu para 942.

Foto: Divulgação
Dados de janeiro a maio

Segundo os dados obtidos através do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC), as três principais cidades do Tocantins, Palmas, Gurupi e Araguaína, também seguiram a tendência observada no Estado e apontam queda nos indicativos de criminalidade.

Ainda em relação aos roubos praticados nas ruas, Araguaína teve redução de 53,28%, seguida por Gurupi (50,67%) e Palmas (31,45%). Os registros de roubo e furto em residência tiveram queda de 22,56% e 18,93% respectivamente.

Quanto aos furtos em instituições financeiras (bancos, agência dos Correios e Casas lotéricas), a redução em relação ao primeiro semestre de 2017 para o mesmo período de 2018 foi de mais de 50% (de 24 para 11).

Já o número de roubos a estes mesmos locais teve uma queda de 83,78% (de 37 para 6). Ou seja, o primeiro semestre de 2018 obteve uma redução de 72% no total de ocorrências, com relação ao mesmo período de 2017.

Segundo a PM, a análise levou em consideração as ocorrências registradas pela corporação nos casos de roubo e furto a transeunte, em estabelecimento comercial ou de serviços, em residência, porte ilegal de arma de fogo e entorpecentes (posse, porte, uso e tráfico), furtos e roubos a instituições financeiras, dentre outros.

Foto: Divulgação
Dados dos furtos a instituições financeiras

 

Foto: Divulgação
Dados dos roubos a instituições financeiras

Comentários pelo Facebook: