Seet
Sobral – 300×100

Odebrecht muda modelo do hidrômetro para evitar ação de vândalos

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O hidrômetro agora pode vir acoplado no muro

Apenas nos primeiros meses deste ano, a Odebrecht /Saneatins encontrou 2.210 vazamentos em hidrômetros durante as inspeções de rotina em Palmas. O número representa 55% do total (3991) de vazamentos de todos os tipos encontrados pela concessionária no mesmo período e mostra como a perde de água tratada pode ser evitada a partir de um processo simples, a padronização do padrão de ligação de água.

Atualmente, toda nova ligação de água já é realizada com a adoção da Caixa de Proteção que, acoplada no muro ou em uma mureta (caso não haja muro construído), retira do chão o hidrômetro protegendo contra acidentes ou atos de vandalismo e contribuindo para que vazamentos não apareçam. Para padronizar este tipo de ligação, a Saneatins oferece a todos os moradores que ainda não tenham seu hidrômetro protegido, o serviço de adequação da ligação.

Segundo Rodrigo Lacerda, Engenheiro Responsável pela Operação da Odebrecht/Saneatins em Palmas, o trabalho de adequação nas ligações, com a adoção da padronização, também são evitadas fraudes e outros procedimentos que trazem prejuízo ao serviço de distribuição de água tratada. “A manutenção realizada pela empresa se torna mais eficiente e a leitura dos hidrômetros mais rápida e segura”, afirmou Lacerda.

Em Araguaína, na região Norte do Estado, somente neste ano já foram realizadas mais de 200 adequações. Para a Eliane dos Santos, de 30 anos de idade, moradora do Bairro Vila Azul, a instalação da caixa de proteção resolveu dois problemas. “Não tinha muro em casa e depois que construí o hidrômetro estava atrapalhando a entrada do carro. Além disso, agora sinto que está mais seguro, sem ninguém poder ficar mexendo nele toda hora”, disse.

Além de proteger, a mudança na ligação de água também melhora a estética do imóvel, já que remove um obstáculo da calçada e deixa a fachada do imóvel padronizada. O serviço pode ser solicitado nos canais de atendimento da concessionária através do 0800 6440 195, 24 horas por dia, ou ainda nas lojas de atendimento, durante horário comercial.  O valor da substituição (R$ 133,89) pode ser dividido em até seis vezes e vem diluído na fatura mensal.

Comentários pelo Facebook: