Oficiais de Justiça e PMs abrem Câmara e vereadores elegem novo presidente

Agnaldo Araujo - | - 696 views
Foto: Divulgação
A nova Mesa Diretora da Câmara foi eleita

Dois Oficiais de Justiça e três policiais militares abriram as portas da Câmara Municipal de Pau D’Arco no início da tarde desta quarta-feira (31) e os vereadores elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para o exercício de 2018. A medida foi necessária após o então presidente, Francimilton Leite de Brito, desobedecer uma ordem judicial para realização da eleição.

Concorreu chapa única. A nova presidente é a vereadora Marinete Paula Batista (PMDB), tendo Carlos Magno (PRTB) como vice. Também integram a nova diretoria a vereadora Marlenice Borges da Silva (PSDB), primeira secretária, e Gilson Antero da Silva (PMDB), segundo secretário. Dos nove vereadores, apenas cinco compareceram.

A nova presidente da Câmara considerou ‘falta de respeito’ a atitude do ex-presidente Francimilton em se recusar a entregar o cargo e ainda deixar os vereadores do lado de fora do prédio da Câmara.

“Conseguimos pela justiça, mas não precisava disso. Foi muita falta de respeito com os colegas vereadores que precisaram ficar acampados até uma hora na porta da Câmara esperando um oficial abrir. Estamos cumprindo a Lei, e nossa Lei Orgânica é clara, o mandato é de 1 ano”, disse Marinete Paula.

Entenda

O mandato de Francimilton Leite como presidente da Câmara finalizou no dia 31 de dezembro de 2017, porém, ele se negou a deixar o cargo alegando que o Regimento Interno prevê mandato de 2 anos, mas a Lei Orgânica do Município estabelece apenas 1 ano.

Diante da recusa em deixar o cargo, os parlamentares entraram com um Mandado de Segurança contra o então presidente. Francimilton Leite poderá responder pelo crime de desobediência por não acatar a ordem judicial.

VEJA TAMBÉM

Juiz autoriza arrombar porta de Câmara Municipal para garantir eleição da presidência

Comentários pelo Facebook: