Seet
Sobral – 300×100

Pacientes denunciam demora na entrega de resultados de exames

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
A demora chega a 40 dias. O normal é de 8 dias úteis

Agnaldo Araujo // AF Notícias

Pacientes que precisam receber o resultado de exames realizados pelo Centro de Diagnósticos do Tocantins, em Araguaína (TO), estão passando por dificuldades. O fato é que, segundo a denúncia, o CDT não estaria conseguindo entregar esses exames no prazo.

Conforme o denunciante, o prazo de entrega é de oito dias úteis, mas há pacientes que esperam a cerca de um mês sem receber o resultado. O CDT presta serviços para o Município de Araguaína e demais localidades vizinhas.

O problema se agrava para as pessoas que não moram em Araguaína, que precisam se descolar até a cidade. “Vários pacientes, inclusive de assentamentos e municípios que sequer tem um telefone, têm que vir até Araguaína. Chegando lá eles dizem que os exames não estão prontos, mas não explicam os motivos, nem emitem comunicado sobre o assunto”, afirmou o denunciante.

Ainda conforme a denúncia, a maioria dos pacientes é de baixa renda. “A maioria dos pacientes são pobres e vem somente a Araguaína por esse motivo. São idosos, grávidas, deficientes e crianças”, disse.

Segundo a fonte, quando esses pacientes chegam no CDT são avisados de que o resultado de seus exames não tem previsão de entrega.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o município de Araguaína deve formalizar reclamação à secretaria para que as providências legais sejam tomadas.

A reportagem procurou o Centro de Diagnósticos do Tocantins, mas não conseguiu resposta.

Procurada, a prefeitura de Araguaína informou, por meio da Secretaria da Saúde, que o Centro de Diagnósticos do Tocantins (CDT) tem convênio com o Governo do Estado. “A entrega de exames é de responsabilidade exclusiva da clínica e Estado”, afirmou. A nota informa ainda o município procurará a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para mais informações, cobrando agilidade na demanda.

Comentários pelo Facebook: